TUTORES DE RESILIÊNCIA: INTERVENÇÃO COM EDUCADORES DE ABRIGOS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1290 |
Resumo: | O acolhimento em abrigos é uma medida de proteção aplicada nos casos de crianças e adolescentes com direitos violados, em situações de violência ou negligência, potencialmente traumáticas, e a superação dessas adversidades tem sido preocupação dos profissionais da área da psicologia social. Nesse sentido, a resiliência torna-se uma ferramenta importante de intervenção nessa área. Ela é entendida, a partir de Boris Cyrulnik (2001), como a capacidade humana de superar situações traumáticas e de se desenvolver de forma plena. Esse artigo apresenta uma pesquisa ação (participatory action research), em um abrigo da cidade de São Paulo, que teve como objetivo investigar e desenvolver em educadores sociais, a possibilidade de se tornarem tutores de resiliência. A conclusão desse trabalho é de que os educadores possuem potencial para tornarem-se tutores de resiliência, já que apresentaram sensibilidade e boa vinculação afetiva com as crianças, embora precisem promover mais espaços no cotidiano para que ocorram as interações afetivas. |
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TUTORES DE RESILIÊNCIA: INTERVENÇÃO COM EDUCADORES DE ABRIGOSResiliênciaAbrigoEducadoresMedida de proteçãoEstatuto da Criança e do AdolescenteO acolhimento em abrigos é uma medida de proteção aplicada nos casos de crianças e adolescentes com direitos violados, em situações de violência ou negligência, potencialmente traumáticas, e a superação dessas adversidades tem sido preocupação dos profissionais da área da psicologia social. Nesse sentido, a resiliência torna-se uma ferramenta importante de intervenção nessa área. Ela é entendida, a partir de Boris Cyrulnik (2001), como a capacidade humana de superar situações traumáticas e de se desenvolver de forma plena. Esse artigo apresenta uma pesquisa ação (participatory action research), em um abrigo da cidade de São Paulo, que teve como objetivo investigar e desenvolver em educadores sociais, a possibilidade de se tornarem tutores de resiliência. A conclusão desse trabalho é de que os educadores possuem potencial para tornarem-se tutores de resiliência, já que apresentaram sensibilidade e boa vinculação afetiva com as crianças, embora precisem promover mais espaços no cotidiano para que ocorram as interações afetivas.Universidade Federal do Piauí2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/129010.26694/les.v0i32.8629Languages, Education and Society; No. 32 (2015); 135-160Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 32 (2015); 135-160Linguagens, Educação e Sociedade; n. 32 (2015); 135-1602526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1290/1137Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCONSELHEIRO SEQUEIRA, VANIA STELLA, CLAUDIA 2021-12-16T11:18:14Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1290Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:14Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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