A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino de Sá e Silva, Ana Luiza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Montes Valverde, Graziella, Marcy Rosa, Waleska
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500
Resumo: This article aims to analyze the training required of teachers to work with students with disabilities in Juiz de Fora city. Seeking to establish the relation between the school inclusion of people with disabilities and their social emancipation, the influence of teacher training in this process is studied. Through qualitative empirical documentary research, the analysis of public notices for hiring teachers to work with inclusive education in the city of Juiz de Fora is made. Analyzing aspects of inclusive education and the universal character of education, with the support of Paulo Freire's theoreticalframework of liberating education, the results achieved point to the symbiotic link between teacher training, emancipation and school inclusion of people with disabilities. They also demonstrate the insufficient training of teachers hired to work in inclusive education in Juiz de Fora.
id UFPI-5_59472a10942322cbfac4301920f7631d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2500
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MGemancipação; inclusão de pessoas com deficiência; direito à educação; capacitação docente.This article aims to analyze the training required of teachers to work with students with disabilities in Juiz de Fora city. Seeking to establish the relation between the school inclusion of people with disabilities and their social emancipation, the influence of teacher training in this process is studied. Through qualitative empirical documentary research, the analysis of public notices for hiring teachers to work with inclusive education in the city of Juiz de Fora is made. Analyzing aspects of inclusive education and the universal character of education, with the support of Paulo Freire's theoreticalframework of liberating education, the results achieved point to the symbiotic link between teacher training, emancipation and school inclusion of people with disabilities. They also demonstrate the insufficient training of teachers hired to work in inclusive education in Juiz de Fora.Este artículo tiene como objetivo analizar la capacitación requerida de maestros especializados para trabajar con estudiantes con discapacidades en la ciudad de Juiz de Fora. Buscando establecer la relación entre la inclusión escolar de las personas con discapacidad y su emancipación social, se estudia la influencia de la formación docente en este proceso. A través de la investigación documental empírica cualitativa, se realiza el análisis de avisos públicos para la contratación de maestros para trabajar con educación inclusiva en la ciudad de Juiz de Fora. Analizando aspectos de la educación inclusiva y el carácter universal de la educación, con el apoyo del marco teórico de educación liberadora de Paulo Freire, los resultados alcanzados apuntan al vínculo entre la formación docente, la emancipación y la inclusión escolar de las personas con discapacidad. También demuestran la insuficiente capacitación de los maestros contratados para trabajar en educación inclusiva en Juiz de Fora.O presente artigo pretende analisar a formação exigida dos professores especializados para o trabalho com estudantes com deficiência no município de Juiz de Fora. Buscando estabelecer a relação entre a inclusão escolar das pessoas com deficiência e a sua emancipação social, estuda-se a influência da capacitação docente nesse processo. Por meio de pesquisa empírica qualitativa documental, é feita a análise de editais de contratação de professores para atuação com educação inclusiva do Município de Juiz de Fora. Analisando aspectos da educação inclusiva e do caráter universal da educação, com o apoio do marco teórico da educação libertadora de Paulo Freire, os resultados alcançados apontam para a simbiótica ligação entre a capacitação docente, a emancipação e a inclusão escolar das pessoas com deficiência. Demonstram também a insuficiência da capacitação de professores contratados para atuação em educação inclusiva na rede municipal em Juiz de Fora.Universidade Federal do Piauí2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/250010.26694/rles.v25i48.2500Languages, Education and Society; Vol. 25 No. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-172Lenguaje, Educación y Sociedad ; Vol. 25 Núm. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-172Linguagens, Educação e Sociedade; v. 25 n. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-1722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500/3350Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSabino de Sá e Silva, Ana LuizaMontes Valverde, Graziella Marcy Rosa, Waleska2023-06-02T18:29:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2500Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2023-06-02T18:29:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
title A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
spellingShingle A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
Sabino de Sá e Silva, Ana Luiza
emancipação; inclusão de pessoas com deficiência; direito à educação; capacitação docente.
title_short A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
title_full A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
title_fullStr A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
title_full_unstemmed A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
title_sort A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG
author Sabino de Sá e Silva, Ana Luiza
author_facet Sabino de Sá e Silva, Ana Luiza
Montes Valverde, Graziella
Marcy Rosa, Waleska
author_role author
author2 Montes Valverde, Graziella
Marcy Rosa, Waleska
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino de Sá e Silva, Ana Luiza
Montes Valverde, Graziella
Marcy Rosa, Waleska
dc.subject.por.fl_str_mv emancipação; inclusão de pessoas com deficiência; direito à educação; capacitação docente.
topic emancipação; inclusão de pessoas com deficiência; direito à educação; capacitação docente.
description This article aims to analyze the training required of teachers to work with students with disabilities in Juiz de Fora city. Seeking to establish the relation between the school inclusion of people with disabilities and their social emancipation, the influence of teacher training in this process is studied. Through qualitative empirical documentary research, the analysis of public notices for hiring teachers to work with inclusive education in the city of Juiz de Fora is made. Analyzing aspects of inclusive education and the universal character of education, with the support of Paulo Freire's theoreticalframework of liberating education, the results achieved point to the symbiotic link between teacher training, emancipation and school inclusion of people with disabilities. They also demonstrate the insufficient training of teachers hired to work in inclusive education in Juiz de Fora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500
10.26694/rles.v25i48.2500
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500
identifier_str_mv 10.26694/rles.v25i48.2500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2500/3350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; Vol. 25 No. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-172
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Vol. 25 Núm. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-172
Linguagens, Educação e Sociedade; v. 25 n. 48 (2021): Linguagens, Educação e Sociedade; 154-172
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444301783040