CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORA
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1538 |
Resumo: | Ao contemplarmos estudos sobre a memória e, em especial, a memória de mulheres, somos muitas vezes criticadas, alegando-se o excesso de subjetividade que estes carregam. Essas preocupações, já demonstram que há um interesse científico voltado para a problemática da memória. Com essas observações procurouse contribuir para a incipiente historiografia da educação maranhense, através de mulheres -professoras, com a perspectiva de fomentar a discussão sobre elementos representativos do lugar da mulher na história da educação, formação escolar, atuação profissional e social, em contextos municipais. Esta contribuição, através da Profª. Edelvira Barros, do município de Imperatriz – MA, tem como suporte principal os estudos de Perrot (2005), que denotam a especificidade da escrita da história da mulher, apesar do silêncio das fontes. Salienta-se que estas últimas, neste estudo, se constituíram de duas obras e uma entrevista. A incursão nesta temática decorre das atividades da pesquisa Mulheres-professoras: saberes e táticas, do Núcleo de História e Memória da Educação no Maranhão - NUMHE, que tem a memória de professoras e professores como um dos seus eixos. |
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CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORAMulher-professoraMemóriaImperatriz-MaranhãoAo contemplarmos estudos sobre a memória e, em especial, a memória de mulheres, somos muitas vezes criticadas, alegando-se o excesso de subjetividade que estes carregam. Essas preocupações, já demonstram que há um interesse científico voltado para a problemática da memória. Com essas observações procurouse contribuir para a incipiente historiografia da educação maranhense, através de mulheres -professoras, com a perspectiva de fomentar a discussão sobre elementos representativos do lugar da mulher na história da educação, formação escolar, atuação profissional e social, em contextos municipais. Esta contribuição, através da Profª. Edelvira Barros, do município de Imperatriz – MA, tem como suporte principal os estudos de Perrot (2005), que denotam a especificidade da escrita da história da mulher, apesar do silêncio das fontes. Salienta-se que estas últimas, neste estudo, se constituíram de duas obras e uma entrevista. A incursão nesta temática decorre das atividades da pesquisa Mulheres-professoras: saberes e táticas, do Núcleo de História e Memória da Educação no Maranhão - NUMHE, que tem a memória de professoras e professores como um dos seus eixos.Universidade Federal do Piauí2008-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1538Languages, Education and Society; No. 18 (2008); 167-173Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 18 (2008); 167-173Linguagens, Educação e Sociedade; n. 18 (2008); 167-1732526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1538/1382Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDAS GRAÇAS MOTTA, DIOMAR SANTOS AMORIM, ELISÂNGELA2022-02-02T18:00:01Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1538Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:00:01Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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