USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1051 |
Resumo: | Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online. |
id |
UFPI-5_6db0cdfae4d2ea3511f89c5acfa393eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1051 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIORMetodologias AtivasEnsino SuperiorMapas CognitivosAplicativosEste artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/105110.26694/les.v0i45.9868Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 70-90Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 70-90Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 70-902526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1051/900Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVIEIRA DE ALMEIDA, DOUGLAS MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO SILVA FERREIRA, LÍLLIAN FRANCIELE 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1051Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
title |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR VIEIRA DE ALMEIDA, DOUGLAS Metodologias Ativas Ensino Superior Mapas Cognitivos Aplicativos |
title_short |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVANO ENSINO SUPERIOR |
author |
VIEIRA DE ALMEIDA, DOUGLAS |
author_facet |
VIEIRA DE ALMEIDA, DOUGLAS MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO SILVA FERREIRA, LÍLLIAN FRANCIELE |
author_role |
author |
author2 |
MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO SILVA FERREIRA, LÍLLIAN FRANCIELE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEIRA DE ALMEIDA, DOUGLAS MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO SILVA FERREIRA, LÍLLIAN FRANCIELE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Ensino Superior Mapas Cognitivos Aplicativos |
topic |
Metodologias Ativas Ensino Superior Mapas Cognitivos Aplicativos |
description |
Este artigo apresenta o uso de aplicativos como recursos facilitadores na construção de mapas cognitivos. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e com suporte em casos praticados em disciplinas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), verificando as contribuições que os aplicativos de construção de mapas cognitivos podem trazer para o ensino superior. Discute a importância desse recurso como estratégia didática com a utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a partir da aplicação nas aulas do ensino superior e do perfil do professor contemporâneo para atuar frentes as diversas mudanças introduzidas pelas novas metodologias, levando o aluno para o centro do processo de aprendizagem. Nesse sentido, aplicativos permitem utilizar estratégia didática para desenvolver mapeamento cognitivo que permita ao usuário, capturar, desenvolver e compartilhar visualmente suas ideias e criações, ilustrando conceitos a partir da leitura dos textos através da estrutura do mapa, contribuindo para a aprendizagem significativa e escrita colaborativa dos alunos. Este recurso contribui para uma aprendizagem ativa, fortalecendo a autonomia do aluno, poderá também, trazendo para professores diversas possibilidades de aplicação desses recursos em sala de aula, presencial, híbrida ou online. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1051 10.26694/les.v0i45.9868 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1051 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i45.9868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1051/900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 70-90 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 70-90 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 70-90 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797441978138624 |