MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVARES COSTA, CRISTIANE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MACHADO MAIA, GINIA KENIA, OLIVEIRA, RITA DE CASSIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181
Resumo: O artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são  ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica.
id UFPI-5_757c1871c8eb9da442bb46c6d9410b98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1181
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MAPesquisa DocumentalPesquisa BibliográficaMaterial DidáticoO artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são  ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica.Universidade Federal do Piauí2018-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/118110.26694/les.v0i39.7974Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 281-307Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 281-307Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 281-3072526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181/1029Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessALVARES COSTA, CRISTIANE MACHADO MAIA, GINIA KENIA OLIVEIRA, RITA DE CASSIA 2021-12-13T17:17:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1181Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
title MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
spellingShingle MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
ALVARES COSTA, CRISTIANE
Pesquisa Documental
Pesquisa Bibliográfica
Material Didático
title_short MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
title_full MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
title_fullStr MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
title_sort MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
author ALVARES COSTA, CRISTIANE
author_facet ALVARES COSTA, CRISTIANE
MACHADO MAIA, GINIA KENIA
OLIVEIRA, RITA DE CASSIA
author_role author
author2 MACHADO MAIA, GINIA KENIA
OLIVEIRA, RITA DE CASSIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVARES COSTA, CRISTIANE
MACHADO MAIA, GINIA KENIA
OLIVEIRA, RITA DE CASSIA
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Documental
Pesquisa Bibliográfica
Material Didático
topic Pesquisa Documental
Pesquisa Bibliográfica
Material Didático
description O artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são  ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181
10.26694/les.v0i39.7974
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i39.7974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181/1029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 281-307
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 281-307
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 281-307
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442549612544