MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181 |
Resumo: | O artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica. |
id |
UFPI-5_757c1871c8eb9da442bb46c6d9410b98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1181 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MAPesquisa DocumentalPesquisa BibliográficaMaterial DidáticoO artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica.Universidade Federal do Piauí2018-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/118110.26694/les.v0i39.7974Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 281-307Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 281-307Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 281-3072526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181/1029Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessALVARES COSTA, CRISTIANE MACHADO MAIA, GINIA KENIA OLIVEIRA, RITA DE CASSIA 2021-12-13T17:17:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1181Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
title |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
spellingShingle |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA ALVARES COSTA, CRISTIANE Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Material Didático |
title_short |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
title_full |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
title_fullStr |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
title_full_unstemmed |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
title_sort |
MAPEAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS-MA |
author |
ALVARES COSTA, CRISTIANE |
author_facet |
ALVARES COSTA, CRISTIANE MACHADO MAIA, GINIA KENIA OLIVEIRA, RITA DE CASSIA |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO MAIA, GINIA KENIA OLIVEIRA, RITA DE CASSIA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVARES COSTA, CRISTIANE MACHADO MAIA, GINIA KENIA OLIVEIRA, RITA DE CASSIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Material Didático |
topic |
Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Material Didático |
description |
O artigo em questão faz uma abordagem quanto as possibilidades de uso de materiais didáticos, paradidáticos, dicionários de filosofia e uso de ferramentas de tecnologia, como planejamento online, uso de redes sociais, portais das coleções, indicação de vídeos, que possibilitam trabalhar conteúdos dinâmicos para um aprendizado mais significativo no ensino de Filosofia na Educação Básica, disponíveis no município de São Luís – MA. Diante dessas perspectivas, que visam contribuir e auxiliar o fazer pedagógico do docente diante das várias possibilidades de uso didático e tecnológico no ensino de Filosofia, entende-se a metodologia qualitativa mais adequada, através de pesquisa documental, estudos bibliográficos e uma revisão sistemática em diversas fontes de pesquisa para referenciar o tema. O estudo parte de uma pesquisa realizada por duas pesquisadoras do GRUPEFEB (Grupo de Pesquisa do Ensino de Filosofia da Educação Básica) vinculado ao PPGEEB (Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) no intuito de compartilhar informações com professores de ensino de Filosofia da rede pública e privada. Ressalta-se que as propostas apresentadas são ugestões diante das possibilidades de uso dos materiais didáticos já existentes, pois cabe ao professor a escolha do recurso que mais se apropria à sua metodologia. Para tanto, a pesquisa demonstrou a viabilidade de um estudo de pesquisa documental integrado à pesquisa bibliográfica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181 10.26694/les.v0i39.7974 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i39.7974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1181/1029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 39 (2018); 281-307 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 39 (2018); 281-307 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 39 (2018); 281-307 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442549612544 |