EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350
Resumo: Este artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.
id UFPI-5_7a1c1f4e69c1c0d3b8e03b22b200be37
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1350
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básicaeducaçãodireitos humanosJuventudeformação de professoresEste artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.Universidade Federal do Piauí2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-278Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-278Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-2782526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350/1200Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO 2022-01-13T15:12:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1350Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-01-13T15:12:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
title EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
spellingShingle EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
BORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO
educação
direitos humanos
Juventude
formação de professores
title_short EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
title_full EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
title_fullStr EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
title_sort EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
author BORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO
author_facet BORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES DA SILVA, MARIA DO SOCORRO
dc.subject.por.fl_str_mv educação
direitos humanos
Juventude
formação de professores
topic educação
direitos humanos
Juventude
formação de professores
description Este artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-278
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-278
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 29 (2013): EDIÇÃO ESPECIAL; 251-278
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443360161792