HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Vieira, Maria Alveni
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532
Resumo: Este Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo.
id UFPI-5_7e3865c1518356bf349e994ae3ba83eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2532
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)História da educaçãohistoriografia educacionalEste Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532/2296Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros Vieira, Maria Alveni 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2532Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
Barros Vieira, Maria Alveni
História da educação
historiografia educacional
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
author Barros Vieira, Maria Alveni
author_facet Barros Vieira, Maria Alveni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Vieira, Maria Alveni
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
historiografia educacional
topic História da educação
historiografia educacional
description Este Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532/2296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 8 (2002)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444319608832