HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532 |
Resumo: | Este Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo. |
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA HISTORIOGRÁFICA NO BRASIL, PIAUÍ E EM PICOS (PI)História da educaçãohistoriografia educacionalEste Trabalho consiste na elaboração de algumas considerações sobre a produção historiográfica educacional no Brasil, no Piauí e na cidade de Picos (PI), a partir da análise da trajetória da História da Educação enquanto disciplina e campo cientifico. Tema recente na historiografia brasileira, a História da Educação vem conquistando seu espaço através da elaboração de trabalhos produzidos, principalmente, nos centros universitários. Embora seu itinerário revele sua vinculação a área da educação, percebe-se, atualmente, um movimento de aproximação entre a História da Educação e a História “tout court”, além do dialogo estabelecido com o conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais. No contexto atual, consiste, como alguns dos principais desafios para a História da Educação Brasileira, a ampliação de conhecimento que possibilite fazer análises de qualidade do processo educativo.Universidade Federal do Piauí2002-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532Languages, Education and Society; No. 8 (2002)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 8 (2002)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 8 (2002)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2532/2296Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros Vieira, Maria Alveni 2022-05-09T13:15:00Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2532Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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