O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAMBARA, ELOMAR
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja.
id UFPI-5_83b801f2e94fdd3beeb996017ff0b3ec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1557
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)Aparelho ideológicoIgreja CatólicaEstadoEducaçãoEste estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja.Universidade Federal do Piauí2006-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 24-36Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 24-36Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 24-362526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557/1402Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTAMBARA, ELOMAR 2022-02-02T18:14:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1557Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:14:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
title O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
spellingShingle O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
TAMBARA, ELOMAR
Aparelho ideológico
Igreja Católica
Estado
Educação
title_short O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
title_full O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
title_fullStr O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
title_full_unstemmed O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
title_sort O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
author TAMBARA, ELOMAR
author_facet TAMBARA, ELOMAR
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAMBARA, ELOMAR
dc.subject.por.fl_str_mv Aparelho ideológico
Igreja Católica
Estado
Educação
topic Aparelho ideológico
Igreja Católica
Estado
Educação
description Este estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557/1402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 24-36
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 24-36
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 24-36
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444217896960