O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja. |
id |
UFPI-5_83b801f2e94fdd3beeb996017ff0b3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1557 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935)Aparelho ideológicoIgreja CatólicaEstadoEducaçãoEste estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja.Universidade Federal do Piauí2006-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 24-36Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 24-36Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 24-362526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557/1402Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTAMBARA, ELOMAR 2022-02-02T18:14:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1557Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:14:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
title |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
spellingShingle |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) TAMBARA, ELOMAR Aparelho ideológico Igreja Católica Estado Educação |
title_short |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
title_full |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
title_fullStr |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
title_full_unstemmed |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
title_sort |
O ESTADO, IGREJA E EDUCAÇAO NO BRASIL – DO REGALISMO AO ULTRAMONTANISMO (1870/1935) |
author |
TAMBARA, ELOMAR |
author_facet |
TAMBARA, ELOMAR |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TAMBARA, ELOMAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aparelho ideológico Igreja Católica Estado Educação |
topic |
Aparelho ideológico Igreja Católica Estado Educação |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar uma das formas de inculcação ideológica utilizada pela Igreja Católica, a epistolar, quanto a seus posicionamentos em relação à educação. A rigor, estas epístolas têm o objetivo de tratar, de maneira formal, de temas que merecem particular atenção tanto do episcopado quanto do Vaticano. De modo especial, a partir de meados do século XIX, três temáticas predominaram na preocupação da Igreja Católica: o comunismo, o matrimônio e a educação. Este trabalho investigou, dentro do processo de “romanização” da Igreja, o papel atribuído ao aparelho ideológico escolar. O período em análise (1830-1935) caracteriza-se, justamente, pela consolidação da hegemonia ultramontana. A principal estratégia utilizada pela Igreja Católica para a consolidação deste processo foi a implantação de uma rede de ensino confessional baseada, principalmente, na atuação das congregações religiosas e de uma intricada relação com o positivismo político e com estruturas sociais conservadoras então hegemônicos no Brasil. O que se observa ao final da República Velha é que a Igreja Católica conseguiu retomar seu papel hegemônico no processo de formação ideológica, apesar do caracterizado papel de coadjuvante no aspecto político. Ademais, evidencia-se que este processo ocorreu, em grande monta, através do domínio do aparelho ideológico escolar pela Igreja. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1557/1402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 14 (2006); 24-36 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 14 (2006); 24-36 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 14 (2006); 24-36 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444217896960 |