A EDUCAÇÃO E A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PORTUGAL (1910-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOURO FELGUEIRAS, MARGARIDA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1392
Resumo: A celebração, em 2010, do 1.º centenário da proclamação República portuguesa levou-nos a revisitar a obra educativa do período que vai de 1910 à instauração da Democracia. Debater a construção da educação infantil em Portugal é o objetivo deste artigo.Pretendemos evidenciar os processos, os atores e a visão dominante, a partir das medidas implementadas. Da revisão da historiografia sobre o tema citaremos apenas aquela que concorre para o esclarecimento do processo e do objetivo a que nos propusemos. Cotejamos a legislação produzida e analisámos a ação da Escola Normal do Porto na 1ª República. Para isso investigámos a documentação de arquivo (livros de atas, correspondência, escritos de professores). Escolhemos a Escola Normal do Porto como ângulo de focagem, pela importância que teve durante o final da Monarquia e a 1ª República e por a histotiografia portuguesa sobre o tema ter ignorado o seu papel. O trabalho evidencia a importância do estudo dos arquivos das instituições para um conhecimento mais profundo da história da educação. A pesquisa permitiu-nos evidenciar a ação fundamental da Escola Normal do Porto para a concretização efetiva da formação de educadoras de infância, numa relação íntima com o poder local, num momento de desenvolvimento económico da região. O declínio da Escola Normal acompanha as políticas de abandono da educação infantil e a perda de influência quer do poder local quer da região.
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