UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO CORTELINI, CAROLINE
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: GRABAUSKA, CLAITON JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593
Resumo: O entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras.
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