UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593 |
Resumo: | O entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras. |
id |
UFPI-5_9233ddfb43fe7775dac4a9ab03109fa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1593 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILInfânciaEducação e CidadaniaO entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras.Universidade Federal do Piauí2003-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593Languages, Education and Society; No. 09 (2003); 03-10Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 09 (2003); 03-10Linguagens, Educação e Sociedade; n. 09 (2003); 03-102526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593/1437Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACHADO CORTELINI, CAROLINE GRABAUSKA, CLAITON JOSÉ 2022-02-02T18:32:27Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1593Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:32:27Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MACHADO CORTELINI, CAROLINE Infância Educação e Cidadania |
title_short |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
UM LUGAR PARA SER CRIANÇA – REPENSANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
MACHADO CORTELINI, CAROLINE |
author_facet |
MACHADO CORTELINI, CAROLINE GRABAUSKA, CLAITON JOSÉ |
author_role |
author |
author2 |
GRABAUSKA, CLAITON JOSÉ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO CORTELINI, CAROLINE GRABAUSKA, CLAITON JOSÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Educação e Cidadania |
topic |
Infância Educação e Cidadania |
description |
O entendimento que temos da infância muda a cada tempo histórico e em cada contexto social. Atualmente prepondera a compreensão de que a infância é uma etapa da vida com suas peculiaridades e que a criança tem, pela sua condição, direito de viver essa fase e ser protegida, amparada, cuidada e educada. No entanto, temos uma multiplicidade de elementos culturais e sociais que vão interferir no modo de ser criança e viver a infância. Isso determina a coexistência de diversas infâncias, dentre elas uma infância cidadã ou infância de direitos - afirmada pela legislação; uma infância destituída de direitos e proteção - crianças que não têm acesso à escola, são vítimas de violência e obrigadas ao trabalho infantil; outra infância protegida e até superprotegida pelos pais ou responsáveis; dentre outras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1593/1437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 09 (2003); 03-10 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 09 (2003); 03-10 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 09 (2003); 03-10 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444271374336 |