ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464
Resumo: O presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias.
id UFPI-5_9737c53ba67542febbb46ac96bd7e0f1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1464
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXHistóriaEducaçãoModernizaçãoO presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias.Universidade Federal do Piauí2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 54-72Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 54-72Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 54-722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464/1314Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFONTINELES FILHO, PEDRO PIO DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA 2022-02-02T17:42:10Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1464Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:10Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
title ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
spellingShingle ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
História
Educação
Modernização
title_short ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
title_full ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
title_fullStr ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
title_full_unstemmed ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
title_sort ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
author FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
author_facet FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
author_role author
author2 DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FONTINELES FILHO, PEDRO PIO
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Modernização
topic História
Educação
Modernização
description O presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 54-72
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 54-72
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 54-72
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443801612288