ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464 |
Resumo: | O presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias. |
id |
UFPI-5_9737c53ba67542febbb46ac96bd7e0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1464 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXHistóriaEducaçãoModernizaçãoO presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias.Universidade Federal do Piauí2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 54-72Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 54-72Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 54-722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464/1314Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFONTINELES FILHO, PEDRO PIO DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA 2022-02-02T17:42:10Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1464Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:10Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
title |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
spellingShingle |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX FONTINELES FILHO, PEDRO PIO História Educação Modernização |
title_short |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
title_full |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
title_fullStr |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
title_full_unstemmed |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
title_sort |
ENTRE SABERES E DISCURSOS: MODERNIZAÇÃO E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PIAUÍ, NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
author |
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO |
author_facet |
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA |
author_role |
author |
author2 |
DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONTINELES FILHO, PEDRO PIO DA SILVA FONTINELES, ISABEL CRISTINA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Modernização |
topic |
História Educação Modernização |
description |
O presente artigo as relações entre modernização e instrução pública no Estado do Piauí nas duas primeiras décadas do analisa século XX, com ênfase na capital, Teresina. Metodologicamente foram explorados os posicionamentos dos governantes piauienses acerca do ensino público, expressados em Mensagens Governamentais, Leis, Decretos e textos literários. Foi utilizado, também, o Relatório da Sociedade Auxiliadora da Instrução Pública do Piauí, publicado em 1922. Discussões sobre a história da educação levantadas por Brito (1996), Carvalho (2004), Lopes (2001) e Ferro (1994), bem como Bloch (1976), Certeau (1994) e Chartier (1988), acerca da narrativa histórica, compuseram o arcabouço teórico deste estudo. Considera-se que a instrução pública, nesse período, foi marcada por discursos modernizadores e que os problemas de implantação dos sistemas e espaços educacionais decorriam do sistema federativo, que teria deixado o Estado do Piauí alijado das participações orçamentárias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1464/1314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 23 (2010); 54-72 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 23 (2010); 54-72 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 23 (2010); 54-72 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443801612288 |