EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRAÇA SCOPEL, EDNA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CASTRO DE OLIVEIRA, EDNA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1179
Resumo: Numa perspectiva histórica, o texto explora algumas experiências de educação popular (EP) desde suas origens e a partir da construção teórica do campo no contexto latino-americano, bem como da recuperação da memória de práticas educativas populares na afirmação das lutas por justiça social. No contexto brasileiro, busca discutir a EP como uma das matrizes que influenciaram diversas experiências educativas oriundas das lutas dos trabalhadores, com vistas à proposição de políticas públicas de formação voltadas para seus interesses de classe. Investiga-se, a partir da questão problema, como os princípios da EP gestados nessas experiências têm sido apropriados nas diferentes propostas de formação de trabalhadores, em contextos mais recentes do século XXI, em específico no Proeja. O estudo recorre a fontes histórico-documentais, a bases teórico-metodológicas da EP e sua fundamentação epistemológica. Na interlocução com Mejía Jiménez (2013), Paludo (2001), Fávero (2013), Brandão (2008); Ghiraldelli Jr. (1987), Torres Carrillo (2013) dentre outros, as experiências educativas na formação de trabalhadores são exploradas, nas suas dimensões histórica, política e prática. A retomada do movimento histórico das experiências de educação popular, presentes nas lutas dos trabalhadores e sua efetivação em proposições e práticas mais recentes, permite-nos inferir a apropriação que tem sido feita desses princípios, em propostas como a do Proeja, na sua perspectiva de formação humana integral.
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