AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa assim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta avaliação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasileiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos planos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes. |
id |
UFPI-5_a744e0eeea0e724e59eb12154eb9d63e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1217 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP Docente universitárioFormação docenteEnsino superiorPráticas pedagógicasO objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa assim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta avaliação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasileiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos planos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 05-28Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 05-28Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 05-282526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217/1034Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES MARTINS, LEANDRO LORANDI, PAULO ANGELO 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1217Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
title |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
spellingShingle |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP GONÇALVES MARTINS, LEANDRO Docente universitário Formação docente Ensino superior Práticas pedagógicas |
title_short |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
title_full |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
title_fullStr |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
title_full_unstemmed |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
title_sort |
AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP |
author |
GONÇALVES MARTINS, LEANDRO |
author_facet |
GONÇALVES MARTINS, LEANDRO LORANDI, PAULO ANGELO |
author_role |
author |
author2 |
LORANDI, PAULO ANGELO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES MARTINS, LEANDRO LORANDI, PAULO ANGELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente universitário Formação docente Ensino superior Práticas pedagógicas |
topic |
Docente universitário Formação docente Ensino superior Práticas pedagógicas |
description |
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa assim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta avaliação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasileiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos planos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217/1034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 05-28 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 05-28 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 05-28 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442609381376 |