O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546 |
Resumo: | O presente artigo analisa o Projeto de Qualificação Docente (PQD), um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, visando à qualificação de professores militantes em escolas públicas no interior do Estado. Os alunos egressos do Projeto de Qualificação Docente (versão I e II) foram contatados através da aplicação de um questionário. As contribuições teóricas de Selma Pimenta e Maurice Tardi embasaram esse estudo. Os egressos amostrados avaliaram positivamente o projeto por proporcionar formação em nível superior, valorizando os saberes experienciais e os momentos de reflexão e redimensionamento do trabalho pedagógico. |
id |
UFPI-5_a85dae0e8770950512e79ef09494e302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1546 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇOFormação do professorEnsino superiorConstrução de saberesO presente artigo analisa o Projeto de Qualificação Docente (PQD), um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, visando à qualificação de professores militantes em escolas públicas no interior do Estado. Os alunos egressos do Projeto de Qualificação Docente (versão I e II) foram contatados através da aplicação de um questionário. As contribuições teóricas de Selma Pimenta e Maurice Tardi embasaram esse estudo. Os egressos amostrados avaliaram positivamente o projeto por proporcionar formação em nível superior, valorizando os saberes experienciais e os momentos de reflexão e redimensionamento do trabalho pedagógico.Universidade Federal do Piauí2006-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546Languages, Education and Society; No. 15 (2006); 09-17Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 15 (2006); 09-17Linguagens, Educação e Sociedade; n. 15 (2006); 09-172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546/1391Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBERGER, MIGUEL ANDRÉ 2022-02-02T18:11:09Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1546Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:11:09Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
title |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
spellingShingle |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO BERGER, MIGUEL ANDRÉ Formação do professor Ensino superior Construção de saberes |
title_short |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
title_full |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
title_fullStr |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
title_full_unstemmed |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
title_sort |
O PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE (PQD): UMA ABORDAGEM PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM SERVIÇO |
author |
BERGER, MIGUEL ANDRÉ |
author_facet |
BERGER, MIGUEL ANDRÉ |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERGER, MIGUEL ANDRÉ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do professor Ensino superior Construção de saberes |
topic |
Formação do professor Ensino superior Construção de saberes |
description |
O presente artigo analisa o Projeto de Qualificação Docente (PQD), um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, visando à qualificação de professores militantes em escolas públicas no interior do Estado. Os alunos egressos do Projeto de Qualificação Docente (versão I e II) foram contatados através da aplicação de um questionário. As contribuições teóricas de Selma Pimenta e Maurice Tardi embasaram esse estudo. Os egressos amostrados avaliaram positivamente o projeto por proporcionar formação em nível superior, valorizando os saberes experienciais e os momentos de reflexão e redimensionamento do trabalho pedagógico. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1546/1391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 15 (2006); 09-17 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 15 (2006); 09-17 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 15 (2006); 09-17 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444202168321 |