DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1158 |
Resumo: | Este artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas. |
id |
UFPI-5_aa2ed65f3f3a718a62673d87436df14f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1158 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSESDesafiosFormaçãoEducadoresEste artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas.Universidade Federal do Piauí2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115810.26694/les.v1i40.4936Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 62-84Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 62-84Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 62-842526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1158/1006Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAÚJO DE SOUSA, NEILANY 2021-12-13T17:17:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1158Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
title |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
spellingShingle |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES ARAÚJO DE SOUSA, NEILANY Desafios Formação Educadores |
title_short |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
title_full |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
title_fullStr |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
title_sort |
DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES |
author |
ARAÚJO DE SOUSA, NEILANY |
author_facet |
ARAÚJO DE SOUSA, NEILANY |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO DE SOUSA, NEILANY |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios Formação Educadores |
topic |
Desafios Formação Educadores |
description |
Este artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1158 10.26694/les.v1i40.4936 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1158 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i40.4936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1158/1006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 62-84 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 62-84 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 62-84 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442516058112 |