A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO LICEU DO CEARÁ: ENTRE ATOS E FATOS – DENÚNCIAS DO PROFESSOR RODOLFO TEÓFILO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE BARROS FAÇANHA, ALESSANDRO AUGUSTO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1319
Resumo: Este estudo trata de um recorte histórico da ação política do Governo Accioly, nos primeiros anos do século XIX, no Liceu do Ceará, com base na análise de documentos, regulamentos e atos da reforma educacional daquele governo, com ênfase nas análises do Decreto Benjamin Constant de 1890, do Regulamento de 1905, do Regimento de 1915 e da Reforma de 1922, na intenção de desvelar as condutas despóticas do governo da época em relação à perseguição política encetada ao professor de Ciências Naturais, Rodolfo Teófilo, denunciadas pelo próprio professor na obra intitulada Violência, de 1905. Com base na pesquisa bibliográfica, caracteriza o referido acontecimento, a partir de um relato do professor perseguido, o qual retrata ainda a sua iniciativa de defesa, por meio de documentos impetrados contra o governo, bem como a sua indignação diante daquilo que foi intitulada de reforma Aciolina. A partir desse foco é possível observar as intenções e disputas da política local interferindo nos rumos da educação naquele Liceu, por meio de uma ação de consequências certamente desastrosas para o ensino de Ciências, naquela época, a qual se apresenta como uma área incômoda para o poder oligárquico fundado na tradição e contrário ao conhecimento científico moderno.
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