A ESCOLA HOSPITALAR: ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA, FRANCISCA MARIA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1337
Resumo: O presente estudo investigou o acompanhamento psicopedagógico, realizado com crianças/adolescentes em idade escolar, internadas por tempo prolongado no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), da rede pública estadual, de TeresinaPI. Esse acompanhamento buscou propiciar um melhor desenvolvimento nos aspectos afetivo, psicomotor e cognitivo das crianças/adolescentes que, em decorrência de problemas de saúde necessitam de internação hospitalar por longo período, havendo, assim, uma ruptura em seus laços sociais como, família, escola entre outros, repercutindo em dificuldades, até mesmo abandono das atividades escolares. Objetivamos investigar a importância e os reflexos do acompanhamento psicopedagógico. O percurso metodológico enfatizou abordagem qualitativa e da pesquisa participante. Foram desenvolvidas atividades relacionadas aos aspectos afetivos, psicomotor e cognitivo entre as cinco crianças/adolescentes selecionadas, mediante critérios estabelecidos. E também realizadas entrevistas semi-estruturadas com as crianças e seus os respectivos pais, professores e profissionais do HILP, os quais assistem a elas. Realizamos ainda análise de documentos do hospital. Dentre os teóricos que subsidiaram este estudo destaca-se: Ajuriaguerra (1974), Fonseca (1996), Matos e Muggiat (2001), Paín (1985), Tardif (2002). Mediante análises evidenciamos: o desempenho demonstrado nas atividades desenvolvidas com as crianças/adolescentes deste estudo, os reflexos do acompanhamento psicopedagógico com a melhoria do quadro clínico; a necessidade de que os hospitais trabalhem com a visão da equipe multidisciplinar. Além destes resultados, foi possível constatarmos também que o acompanhamento psicopedagógico desenvolvido no HILP traz em sua essência a certeza de que há uma emergente necessidade de ações educativas mais sistematizadas em contextos hospitalares, principalmente no estado do Piauí. Diante da escassez de pesquisas na área hospitalar, este estudo é pioneiro na realidade educacional do referido estado.
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