AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES NUTRIDOS E DESNUTRIDOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE TERESINA – PIAUÍ.
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1457 |
Resumo: | Considerando a importância da educação física escolar como disciplina que favorece ao educando o desenvolvimento dos domínios cognitivo, motor e afetivo, a aquisição de habilidades corporais e maior interação social, avalia-se o desempenho escolar nas aulas de educação física, através de aspectos educacionais e da aptidão física relacionada à saúde, em escolares nutridos e desnutridos de escolas municipais rurais de Teresina - Piauí. Dentre as 10 escolas municipais rurais, com ensino fundamental de 1a à 8a série, são selecionadas, aleatoriamente, quatro estabelecimentos de ensino. Em se tratando da seleção dos adolescentes, recorre-se à amostra não probabilística por voluntários, totalizando 183 estudantes (98 meninos e 85 meninas), com idade variando entre 13 a 15 anos e com participação efetiva nas aulas de educação física. No que concerne aos aspectos educacionais, são avaliados os critérios interesse e participação nas referidas aulas. Quanto à avaliação da aptidão física relacionada à saúde, os dados coletados referemse aos componentes: força/ resistência muscular; resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. O estado nutricional é determinado através do critério antropométrico, ou seja, medidas de peso e altura correlacionadas com a idade, adotando-se, para tanto, dois índices antropométricos, recomendados pela Organização Mundial da Saúde: (a) índice altura/idade, sensível a processos crônicos de desnutrição; (b) índice de massa corporal/idade, sensível a processos agudos de desnutrição. Os dados encontrados evidenciam a prevalência de 30,61% de meninos e 30,58% de meninas, como portadores de desnutrição, entre a amostra estudada, com maior incidência de desnutrição crônica. Embora o nível de participação não apresente diferenças significativas, os demais resultados dos escolares nutridos, em ambos os sexos, são significativamente superiores aos dos desnutridos, nas medidas peso e altura, no aspecto interesse e em quase todos os componentes da aptidão física, exceto na flexibilidade para o sexo feminino. Em termos gerais, a análise dos resultados permite inferir que a desnutrição protéico-energética exerce influência negativa no desempenho escolar nas aulas de educação física. |
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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ADOLESCENTES NUTRIDOS E DESNUTRIDOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE TERESINA – PIAUÍ.Educação FísicaEstado NutricionalDesempenho EscolarAvaliaçãoConsiderando a importância da educação física escolar como disciplina que favorece ao educando o desenvolvimento dos domínios cognitivo, motor e afetivo, a aquisição de habilidades corporais e maior interação social, avalia-se o desempenho escolar nas aulas de educação física, através de aspectos educacionais e da aptidão física relacionada à saúde, em escolares nutridos e desnutridos de escolas municipais rurais de Teresina - Piauí. Dentre as 10 escolas municipais rurais, com ensino fundamental de 1a à 8a série, são selecionadas, aleatoriamente, quatro estabelecimentos de ensino. Em se tratando da seleção dos adolescentes, recorre-se à amostra não probabilística por voluntários, totalizando 183 estudantes (98 meninos e 85 meninas), com idade variando entre 13 a 15 anos e com participação efetiva nas aulas de educação física. No que concerne aos aspectos educacionais, são avaliados os critérios interesse e participação nas referidas aulas. Quanto à avaliação da aptidão física relacionada à saúde, os dados coletados referemse aos componentes: força/ resistência muscular; resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. O estado nutricional é determinado através do critério antropométrico, ou seja, medidas de peso e altura correlacionadas com a idade, adotando-se, para tanto, dois índices antropométricos, recomendados pela Organização Mundial da Saúde: (a) índice altura/idade, sensível a processos crônicos de desnutrição; (b) índice de massa corporal/idade, sensível a processos agudos de desnutrição. Os dados encontrados evidenciam a prevalência de 30,61% de meninos e 30,58% de meninas, como portadores de desnutrição, entre a amostra estudada, com maior incidência de desnutrição crônica. Embora o nível de participação não apresente diferenças significativas, os demais resultados dos escolares nutridos, em ambos os sexos, são significativamente superiores aos dos desnutridos, nas medidas peso e altura, no aspecto interesse e em quase todos os componentes da aptidão física, exceto na flexibilidade para o sexo feminino. Em termos gerais, a análise dos resultados permite inferir que a desnutrição protéico-energética exerce influência negativa no desempenho escolar nas aulas de educação física. Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1457Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 123-136Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 123-136Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 123-1362526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1457/1308Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAÚJO BRITO, AHÉCIO KLEBER VÉRAS SILVA, ACÁCIO SALVADOR 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1457Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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