SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512 |
Resumo: | Esse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente. |
id |
UFPI-5_c92566b6c87f9038555d43f00eebaae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1512 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docenteEducaçãoFormação docentePráticas educativasEsse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 111-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 111-117Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 111-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512/1357Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRÖWER , JOANA ELISA DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1512Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
title |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
spellingShingle |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente RÖWER , JOANA ELISA Educação Formação docente Práticas educativas |
title_short |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
title_full |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
title_fullStr |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
title_sort |
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente |
author |
RÖWER , JOANA ELISA |
author_facet |
RÖWER , JOANA ELISA DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO |
author_role |
author |
author2 |
DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RÖWER , JOANA ELISA DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação docente Práticas educativas |
topic |
Educação Formação docente Práticas educativas |
description |
Esse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512/1357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 111-117 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 111-117 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 111-117 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443872915456 |