SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÖWER , JOANA ELISA
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512
Resumo: Esse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente.
id UFPI-5_c92566b6c87f9038555d43f00eebaae3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1512
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docenteEducaçãoFormação docentePráticas educativasEsse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 111-117Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 111-117Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 111-1172526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512/1357Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRÖWER , JOANA ELISA DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1512Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
title SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
spellingShingle SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
RÖWER , JOANA ELISA
Educação
Formação docente
Práticas educativas
title_short SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
title_full SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
title_fullStr SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
title_full_unstemmed SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
title_sort SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente
author RÖWER , JOANA ELISA
author_facet RÖWER , JOANA ELISA
DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO
author_role author
author2 DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RÖWER , JOANA ELISA
DO AMARAL GIORDANI, TIAGO MELGAREJO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente
Práticas educativas
topic Educação
Formação docente
Práticas educativas
description Esse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512/1357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 111-117
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 111-117
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 111-117
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443872915456