PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049 |
Resumo: | Este artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações. |
id |
UFPI-5_cbbe581294d1c0349567fecb283baca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1049 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012Educação comparadaEducação de jovens e adultosPolíticas públicas de educaçãoEste artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/104910.26694/les.v0i45.10814Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 25-47Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 25-47Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 25-472526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049/898Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOARES COSTA, JOSÉLIA FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO DE OLIVEIRA BRITO, RENATO 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1049Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
title |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
spellingShingle |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 SOARES COSTA, JOSÉLIA Educação comparada Educação de jovens e adultos Políticas públicas de educação |
title_short |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
title_full |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
title_fullStr |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
title_sort |
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012 |
author |
SOARES COSTA, JOSÉLIA |
author_facet |
SOARES COSTA, JOSÉLIA FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO DE OLIVEIRA BRITO, RENATO |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO DE OLIVEIRA BRITO, RENATO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES COSTA, JOSÉLIA FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO DE OLIVEIRA BRITO, RENATO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação comparada Educação de jovens e adultos Políticas públicas de educação |
topic |
Educação comparada Educação de jovens e adultos Políticas públicas de educação |
description |
Este artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049 10.26694/les.v0i45.10814 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i45.10814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049/898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 25-47 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 25-47 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 25-47 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797441974992896 |