PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES COSTA, JOSÉLIA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO, DE OLIVEIRA BRITO, RENATO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049
Resumo: Este artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações.
id UFPI-5_cbbe581294d1c0349567fecb283baca1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1049
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012Educação comparadaEducação de jovens e adultosPolíticas públicas de educaçãoEste artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações.Universidade Federal do Piauí2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/104910.26694/les.v0i45.10814Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 25-47Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 25-47Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 25-472526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049/898Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOARES COSTA, JOSÉLIA FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO DE OLIVEIRA BRITO, RENATO 2021-12-13T17:12:20Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1049Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:12:20Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
title PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
spellingShingle PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
SOARES COSTA, JOSÉLIA
Educação comparada
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas de educação
title_short PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
title_full PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
title_fullStr PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
title_full_unstemmed PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
title_sort PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012
author SOARES COSTA, JOSÉLIA
author_facet SOARES COSTA, JOSÉLIA
FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO
DE OLIVEIRA BRITO, RENATO
author_role author
author2 FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO
DE OLIVEIRA BRITO, RENATO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES COSTA, JOSÉLIA
FERREIRA DE VASCONCELOS, NELSON ADRIANO
DE OLIVEIRA BRITO, RENATO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comparada
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas de educação
topic Educação comparada
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas de educação
description Este artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049
10.26694/les.v0i45.10814
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i45.10814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1049/898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 45 (2020); 25-47
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 45 (2020); 25-47
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 45 (2020); 25-47
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797441974992896