A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500
Resumo: István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, é um dos principais pensadores marxistas da atualidade. Discípulo e colaborador do filósofo Georg Lukács, com quem trabalhou na Universidade de Budapeste de 1954 até a repressão soviética ao levante de 1956, é um pensador radical. Profundo conhecedor da longa tradição dos estudos marxistas, formado em Filosofia em Budapeste, deu aula em universidades na Itália, Escócia, Canadá e Inglaterra. Já escreveu vários livros traduzidos em vários países e nos últimos anos, concentrou seus estudos e análises nas questões sociais do mundo globalizado e nos mecanismos de funcionamento do capitalismo. Ele fez o que alguns filósofos um dia pensaram em fazer: retomar a obra de Carl Marx e reescrever O Capital, levando em conta os acontecimentos do mundo atual. Crítico severo do capitalismo e um dos mais originais pensadores marxistas da atualidade, ele defende a idéia de que é possível construir uma sociedade pós-capitalista, livre das maldades do capital e também do capitalismo.
id UFPI-5_d3958cb92892f95b04e5e14de7db89f3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1500
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.resenhaIstván Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, é um dos principais pensadores marxistas da atualidade. Discípulo e colaborador do filósofo Georg Lukács, com quem trabalhou na Universidade de Budapeste de 1954 até a repressão soviética ao levante de 1956, é um pensador radical. Profundo conhecedor da longa tradição dos estudos marxistas, formado em Filosofia em Budapeste, deu aula em universidades na Itália, Escócia, Canadá e Inglaterra. Já escreveu vários livros traduzidos em vários países e nos últimos anos, concentrou seus estudos e análises nas questões sociais do mundo globalizado e nos mecanismos de funcionamento do capitalismo. Ele fez o que alguns filósofos um dia pensaram em fazer: retomar a obra de Carl Marx e reescrever O Capital, levando em conta os acontecimentos do mundo atual. Crítico severo do capitalismo e um dos mais originais pensadores marxistas da atualidade, ele defende a idéia de que é possível construir uma sociedade pós-capitalista, livre das maldades do capital e também do capitalismo.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 224-227Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 224-227Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 224-2272526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500/1366Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1500Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
title A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
spellingShingle A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
DUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO
resenha
title_short A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
title_full A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
title_fullStr A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
title_sort A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.
author DUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO
author_facet DUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE FILHO , GILBERTO ESCÓRCIO
dc.subject.por.fl_str_mv resenha
topic resenha
description István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, é um dos principais pensadores marxistas da atualidade. Discípulo e colaborador do filósofo Georg Lukács, com quem trabalhou na Universidade de Budapeste de 1954 até a repressão soviética ao levante de 1956, é um pensador radical. Profundo conhecedor da longa tradição dos estudos marxistas, formado em Filosofia em Budapeste, deu aula em universidades na Itália, Escócia, Canadá e Inglaterra. Já escreveu vários livros traduzidos em vários países e nos últimos anos, concentrou seus estudos e análises nas questões sociais do mundo globalizado e nos mecanismos de funcionamento do capitalismo. Ele fez o que alguns filósofos um dia pensaram em fazer: retomar a obra de Carl Marx e reescrever O Capital, levando em conta os acontecimentos do mundo atual. Crítico severo do capitalismo e um dos mais originais pensadores marxistas da atualidade, ele defende a idéia de que é possível construir uma sociedade pós-capitalista, livre das maldades do capital e também do capitalismo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1500/1366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 224-227
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 224-227
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 224-227
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443857186816