A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RAMOS DE SOUZA, ROSANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1141
Resumo: O objetivo do estudo foi contribuir na reconstrução da trajetória de instalação e consolidação do Curso de Pedagogia da UFPA, em Santarém, formando pedagogos, na região Oeste do Estado do Pará. O estudo envolveu análise de dados coletados durante as pesquisas realizadas para elaborar a Dissertação de Mestrado (2006) e a Tese de Doutorado (2014). A metodologia teve caráter exploratório-qualitativo e foi utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental envolveu fontes como: PPC do Curso; Relatórios Anuais do Curso, Relatórios Finais do Campus e Relatórios da Biblioteca do Campus. Os resultados mostram que ao longo da sua trajetória no Campus da UFPA, em Santarém, o Curso de Pedagogia apresentou toda a contradição presente na base das determinações do Estado Brasileiro, pertinente à instalação das políticas de expansão da educação superior para o interior do país.
id UFPI-5_dbbbb751f14777210e7f17403d633cb1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1141
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃOEducação SuperiorCurso de PedagogiaExpansãoInteriorizaçãoFormaçãoO objetivo do estudo foi contribuir na reconstrução da trajetória de instalação e consolidação do Curso de Pedagogia da UFPA, em Santarém, formando pedagogos, na região Oeste do Estado do Pará. O estudo envolveu análise de dados coletados durante as pesquisas realizadas para elaborar a Dissertação de Mestrado (2006) e a Tese de Doutorado (2014). A metodologia teve caráter exploratório-qualitativo e foi utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental envolveu fontes como: PPC do Curso; Relatórios Anuais do Curso, Relatórios Finais do Campus e Relatórios da Biblioteca do Campus. Os resultados mostram que ao longo da sua trajetória no Campus da UFPA, em Santarém, o Curso de Pedagogia apresentou toda a contradição presente na base das determinações do Estado Brasileiro, pertinente à instalação das políticas de expansão da educação superior para o interior do país.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114110.26694/les.v1i1.7720Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-76Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-76Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-762526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1141/990Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA RAMOS DE SOUZA, ROSANA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1141Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
title A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
spellingShingle A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
SANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA
Educação Superior
Curso de Pedagogia
Expansão
Interiorização
Formação
title_short A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
title_full A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
title_fullStr A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
title_full_unstemmed A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
title_sort A TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ, DA DÉCADA DE 1970 A 2009: INSTALAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
author SANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA
author_facet SANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA
RAMOS DE SOUZA, ROSANA
author_role author
author2 RAMOS DE SOUZA, ROSANA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS DA COSTA, MARIA RAIMUNDA
RAMOS DE SOUZA, ROSANA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Curso de Pedagogia
Expansão
Interiorização
Formação
topic Educação Superior
Curso de Pedagogia
Expansão
Interiorização
Formação
description O objetivo do estudo foi contribuir na reconstrução da trajetória de instalação e consolidação do Curso de Pedagogia da UFPA, em Santarém, formando pedagogos, na região Oeste do Estado do Pará. O estudo envolveu análise de dados coletados durante as pesquisas realizadas para elaborar a Dissertação de Mestrado (2006) e a Tese de Doutorado (2014). A metodologia teve caráter exploratório-qualitativo e foi utilizado como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental envolveu fontes como: PPC do Curso; Relatórios Anuais do Curso, Relatórios Finais do Campus e Relatórios da Biblioteca do Campus. Os resultados mostram que ao longo da sua trajetória no Campus da UFPA, em Santarém, o Curso de Pedagogia apresentou toda a contradição presente na base das determinações do Estado Brasileiro, pertinente à instalação das políticas de expansão da educação superior para o interior do país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1141
10.26694/les.v1i1.7720
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1141
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.7720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1141/990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-76
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-76
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 46-76
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442487746560