A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENSINADA A PARTIR DOS PLANOS: A DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFU
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1399 |
Resumo: | Neste trabalho, os planos de disciplina são apresentados como ponto de partida para a pesquisa dedicada a reconstruir a história disciplinar da História da Educação nos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Uberlândia. Justifica-se o enfoque nos planos pelo fato destes assumirem um caráter oficial, descritivo e prescritivo daquilo que se espera desenvolver em um curso. Certamente, esta dimensão configura-se como uma das etapas de análise da investigação proposta, já que é evidente a diferença entre a definição e a efetivação dos planos e, consequentemente, da própria disciplina, conforme apresentado por André Chervel e Dominique Julia. Logo, o texto a seguir está organizado de modo a favorecer, no primeiro momento, a compreensão da temática da história de disciplina passando à origem da disciplina até chegar à apresentação metodológica da análise dos planos de disciplina recolhidos entre 1960 e 2000. |
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