REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544 |
Resumo: | O artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos. |
id |
UFPI-5_de4d337e4c37561060a088e431f927b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2544 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) Reformas de ensinopoliticaideologiahistória da educaçãoO artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos. Universidade Federal do Piauí2001-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544Languages, Education and Society; No. 6 (2001)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544/2308Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes , Maria Celia M. 2022-05-09T13:21:57Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2544Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-09T13:21:57Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
title |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
spellingShingle |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) de Moraes , Maria Celia M. Reformas de ensino politica ideologia história da educação |
title_short |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
title_full |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
title_fullStr |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
title_full_unstemmed |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
title_sort |
REFORMAS NO ENSINO, MODERNIZAÇÃO CONSENTIDA: A EXPERIÊNCIA DE FRANCISCO CAMPOS (ANOS 20 E 30) |
author |
de Moraes , Maria Celia M. |
author_facet |
de Moraes , Maria Celia M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes , Maria Celia M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas de ensino politica ideologia história da educação |
topic |
Reformas de ensino politica ideologia história da educação |
description |
O artigo visa discutir a presença de Francisco Campos na educação brasileira nos anos vinte e trinta, desde século. Ademais, procura demonstrar as formas e os modos pelos quais o campo educacional se constituiu em uma importante mediação para sua estratégia política mais ampla, qual seja, a da construção, no brasil, de um estado nação centralizador, moderno e anti-liberal. Seu papel como Secretario dos Negócios da Educação e Saúde Pública (1930-1932), suas reformas do ensino, e as alianças políticas que estabeleceu (no Estado de Minas Gereis e na Administração Federal) foram sempre forte apoio a esta estratégia. Nesse contexto, Campos fez do campo da educação um palco para seus propósitos políticos e ideológicos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2544/2308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 6 (2001) Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 6 (2001) Linguagens, Educação e Sociedade; n. 6 (2001) 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797444332191744 |