OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO DE LACERDA, MITSI
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1071
Resumo: O artigo tem por objetivo estabelecer conversação com alguns elementos materiais e imateriais presentes no cotidiano escolar, buscando, nos mesmos, contradições que se interpõem no sentido de sua superação. Para isso, aborda a coexistência de tempos históricos, desde a aplicação do método Regressivo-Progressivo de Henri Lefebvre, tomando-o enquanto referencial teórico, epistemológico e metodológico. Segundo as orientações postas pelo método lefebvriano – método de pesquisa e exposição – a realidade dispõe de dupla complexidade horizontal e vertical (ou histórica) que atuam permanentemente uma sobre a outra, conduzindo à coexistência de diferentes temporalidades. Estas temporalidades constituem o espaço e se manifestam em concepções, práticas, artefatos, normas e em tantas outras invenções humanas às quais, não obstante suas gêneses sejam conhecidas, não se restringem ao espaço e tempo de sua ocorrência. Metaforicamente nomeadas neste texto enquanto “fantasmas”, as concepções e práticas que outrora constituíram o movimento conflituoso da História, se perpetuam na trama que se move, atualmente, no cotidiano escolar. O estudo aponta que, ao se encarnar nas coisas e nas práticas, o refugo da História adentra a escola, interfere na produção do espaço escolar, afeta as relações sociais e mecaniza as práticas pedagógicas. Ao observar criticamente a presença de concepções provenientes de diferentes épocas, a análise histórico-genética da realidade imprime movimentos dialéticos à luta pela educação. 
id UFPI-5_edae18261a2e552db3b980dad3006719
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1071
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLAMétodo Regressivo-ProgressivoCotidiano EscolarHenri LefebvreO artigo tem por objetivo estabelecer conversação com alguns elementos materiais e imateriais presentes no cotidiano escolar, buscando, nos mesmos, contradições que se interpõem no sentido de sua superação. Para isso, aborda a coexistência de tempos históricos, desde a aplicação do método Regressivo-Progressivo de Henri Lefebvre, tomando-o enquanto referencial teórico, epistemológico e metodológico. Segundo as orientações postas pelo método lefebvriano – método de pesquisa e exposição – a realidade dispõe de dupla complexidade horizontal e vertical (ou histórica) que atuam permanentemente uma sobre a outra, conduzindo à coexistência de diferentes temporalidades. Estas temporalidades constituem o espaço e se manifestam em concepções, práticas, artefatos, normas e em tantas outras invenções humanas às quais, não obstante suas gêneses sejam conhecidas, não se restringem ao espaço e tempo de sua ocorrência. Metaforicamente nomeadas neste texto enquanto “fantasmas”, as concepções e práticas que outrora constituíram o movimento conflituoso da História, se perpetuam na trama que se move, atualmente, no cotidiano escolar. O estudo aponta que, ao se encarnar nas coisas e nas práticas, o refugo da História adentra a escola, interfere na produção do espaço escolar, afeta as relações sociais e mecaniza as práticas pedagógicas. Ao observar criticamente a presença de concepções provenientes de diferentes épocas, a análise histórico-genética da realidade imprime movimentos dialéticos à luta pela educação. Universidade Federal do Piauí2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/107110.26694/les.v0i44.9832Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 241-261Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 241-261Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 241-2612526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1071/919Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPINHEIRO DE LACERDA, MITSI 2021-12-13T17:13:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1071Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:13:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
title OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
spellingShingle OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
PINHEIRO DE LACERDA, MITSI
Método Regressivo-Progressivo
Cotidiano Escolar
Henri Lefebvre
title_short OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
title_full OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
title_fullStr OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
title_full_unstemmed OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
title_sort OS FANTASMAS AINDA BAILAM: O MÉTODO REGRESSIVO-PROGRESSIVO E A ESCOLA
author PINHEIRO DE LACERDA, MITSI
author_facet PINHEIRO DE LACERDA, MITSI
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO DE LACERDA, MITSI
dc.subject.por.fl_str_mv Método Regressivo-Progressivo
Cotidiano Escolar
Henri Lefebvre
topic Método Regressivo-Progressivo
Cotidiano Escolar
Henri Lefebvre
description O artigo tem por objetivo estabelecer conversação com alguns elementos materiais e imateriais presentes no cotidiano escolar, buscando, nos mesmos, contradições que se interpõem no sentido de sua superação. Para isso, aborda a coexistência de tempos históricos, desde a aplicação do método Regressivo-Progressivo de Henri Lefebvre, tomando-o enquanto referencial teórico, epistemológico e metodológico. Segundo as orientações postas pelo método lefebvriano – método de pesquisa e exposição – a realidade dispõe de dupla complexidade horizontal e vertical (ou histórica) que atuam permanentemente uma sobre a outra, conduzindo à coexistência de diferentes temporalidades. Estas temporalidades constituem o espaço e se manifestam em concepções, práticas, artefatos, normas e em tantas outras invenções humanas às quais, não obstante suas gêneses sejam conhecidas, não se restringem ao espaço e tempo de sua ocorrência. Metaforicamente nomeadas neste texto enquanto “fantasmas”, as concepções e práticas que outrora constituíram o movimento conflituoso da História, se perpetuam na trama que se move, atualmente, no cotidiano escolar. O estudo aponta que, ao se encarnar nas coisas e nas práticas, o refugo da História adentra a escola, interfere na produção do espaço escolar, afeta as relações sociais e mecaniza as práticas pedagógicas. Ao observar criticamente a presença de concepções provenientes de diferentes épocas, a análise histórico-genética da realidade imprime movimentos dialéticos à luta pela educação. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1071
10.26694/les.v0i44.9832
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1071
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i44.9832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1071/919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 241-261
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 241-261
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 241-261
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442025324544