APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SÜSSEKIND, MARIA LUIZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114
Resumo: A defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?.
id UFPI-5_ee9aea7041e0ffb5463ad0cb28e9f144
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1114
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊApresentação do DossiêDossiê temáticoA defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?.Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 06-12Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 06-12Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 06-122526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114/963Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA SÜSSEKIND, MARIA LUIZA 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1114Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
title APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
spellingShingle APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
DA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA
Apresentação do Dossiê
Dossiê temático
title_short APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
title_full APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
title_fullStr APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
title_sort APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
author DA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA
author_facet DA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA
SÜSSEKIND, MARIA LUIZA
author_role author
author2 SÜSSEKIND, MARIA LUIZA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA
SÜSSEKIND, MARIA LUIZA
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação do Dossiê
Dossiê temático
topic Apresentação do Dossiê
Dossiê temático
description A defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114/963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 06-12
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 06-12
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 06-12
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442098724864