APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114 |
Resumo: | A defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?. |
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APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊApresentação do DossiêDossiê temáticoA defesa da democracia e de uma educação democrática é mais atual que desejamos. Sendo assim, se torna urgente. Diante do irrealizável projeto de modernidade e das permanentes e múltiplas formas de injustiça e violências na contemporaneidade vimos assistindo manifestações de impudicos neofascismos, a banalização do ódio e exacerbação de ressentimentos sociais históricos, o crescimento dos fundamentalismos, do racismo, de amplas formas de fortalecimento do heteropatriarcado que reforçam laços improváveis com novas formas de capitalismo. “Assumindo que fomos surpreendidos por algo que não esperávamos viver nem sofrer” (OLIVEIRA; SUSSEKIND, 2018, p. 4) nós, professores, trabalhadores da educação, nos indagamos: como pensar a contemporaneidade? Como agir diante da criminalização do conhecimento? Como praticarpensar uma educação democrática no chão-da-escola, nas universidades, museus se estamos sendo atingidos por um tsunami que “já vinha se formando na fenda de um relevo muito antigo: um Brasilcolonial-escravista-heteropatriarcal” (p. 4)?.Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 06-12Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 06-12Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 06-122526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1114/963Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA RODRIGUES, ANA CLAUDIA SÜSSEKIND, MARIA LUIZA 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1114Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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