Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Daianny Macedo de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Parente, Alexandre Castelo Branco Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777
Resumo: INTRODUÇÃO: Suicídio é caracterizado como um ato de autolesão. Um dos fatores que representa uma grande influência sobre a decisão do sujeito de cometer o ato suicida é a mídia. OBJETIVO: Descrever sites pró-suicídio e discutir como o conteúdo desses meios podem influenciar seus usuários. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal, a partir da análise de conteúdo relacionado a suicídio de websites do Google, Youtube e Facebook.RESULTADOS: A motivação a procurar informações na ferramenta do Google foi a presença de transtorno psiquiátrico em 85,3%.Em contrapartida, apenas 35,3 % das páginas procuradas ofereceram suporte a estes usuários sobre ao tema.Em relação ao Youtube, 71,7% dos vídeos foram postados a partir de 2015 e 34,8% dos comentários sobre os vídeos visualizados ofereciam suporte ao usuário ou eram neutros. No Facebook encontrou-se que os grupos privados tendem a incentivar o ato suicida. CONCLUSÃO: Quando comparamos as ferramentas de busca, observa-se que pessoas emocionalmente vulneráveis buscam informações sobre suicídio e estas ferramentas oferecem suporte frágil em relação ao tema.
id UFPI-6_58a5f785499ba79090fd43088a7f41fa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/777
network_acronym_str UFPI-6
network_name_str Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
repository_id_str
spelling Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de buscaSuicídioSuicídio na InternetSuicídio e InternetINTRODUÇÃO: Suicídio é caracterizado como um ato de autolesão. Um dos fatores que representa uma grande influência sobre a decisão do sujeito de cometer o ato suicida é a mídia. OBJETIVO: Descrever sites pró-suicídio e discutir como o conteúdo desses meios podem influenciar seus usuários. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal, a partir da análise de conteúdo relacionado a suicídio de websites do Google, Youtube e Facebook.RESULTADOS: A motivação a procurar informações na ferramenta do Google foi a presença de transtorno psiquiátrico em 85,3%.Em contrapartida, apenas 35,3 % das páginas procuradas ofereceram suporte a estes usuários sobre ao tema.Em relação ao Youtube, 71,7% dos vídeos foram postados a partir de 2015 e 34,8% dos comentários sobre os vídeos visualizados ofereciam suporte ao usuário ou eram neutros. No Facebook encontrou-se que os grupos privados tendem a incentivar o ato suicida. CONCLUSÃO: Quando comparamos as ferramentas de busca, observa-se que pessoas emocionalmente vulneráveis buscam informações sobre suicídio e estas ferramentas oferecem suporte frágil em relação ao tema.EDUFPI2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí; v. 1 n. 1 (2018); 17-252595-029010.26694/jcshuufpi.v1i1reponame:Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauíinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777/694Copyright (c) 2018 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRêgo, Daianny Macedo de Sousa Parente, Alexandre Castelo Branco Vaz 2021-03-23T14:27:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/777Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/indexPUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/oaibiblioteca.hupi@ebserh.gov.br2595-02902595-0290opendoar:2021-03-23T14:27:43Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
title Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
spellingShingle Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
Rêgo, Daianny Macedo de Sousa
Suicídio
Suicídio na Internet
Suicídio e Internet
title_short Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
title_full Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
title_fullStr Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
title_full_unstemmed Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
title_sort Suicídio e internet: um comparativo entre ferramentas de busca
author Rêgo, Daianny Macedo de Sousa
author_facet Rêgo, Daianny Macedo de Sousa
Parente, Alexandre Castelo Branco Vaz
author_role author
author2 Parente, Alexandre Castelo Branco Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Daianny Macedo de Sousa
Parente, Alexandre Castelo Branco Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Suicídio
Suicídio na Internet
Suicídio e Internet
topic Suicídio
Suicídio na Internet
Suicídio e Internet
description INTRODUÇÃO: Suicídio é caracterizado como um ato de autolesão. Um dos fatores que representa uma grande influência sobre a decisão do sujeito de cometer o ato suicida é a mídia. OBJETIVO: Descrever sites pró-suicídio e discutir como o conteúdo desses meios podem influenciar seus usuários. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal, a partir da análise de conteúdo relacionado a suicídio de websites do Google, Youtube e Facebook.RESULTADOS: A motivação a procurar informações na ferramenta do Google foi a presença de transtorno psiquiátrico em 85,3%.Em contrapartida, apenas 35,3 % das páginas procuradas ofereceram suporte a estes usuários sobre ao tema.Em relação ao Youtube, 71,7% dos vídeos foram postados a partir de 2015 e 34,8% dos comentários sobre os vídeos visualizados ofereciam suporte ao usuário ou eram neutros. No Facebook encontrou-se que os grupos privados tendem a incentivar o ato suicida. CONCLUSÃO: Quando comparamos as ferramentas de busca, observa-se que pessoas emocionalmente vulneráveis buscam informações sobre suicídio e estas ferramentas oferecem suporte frágil em relação ao tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/777/694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí; v. 1 n. 1 (2018); 17-25
2595-0290
10.26694/jcshuufpi.v1i1
reponame:Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
collection Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
repository.name.fl_str_mv Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.hupi@ebserh.gov.br
_version_ 1801217295252455424