Construção do currículo por competências para a residência em clínica médica do Hospital Geral de Fortaleza*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Maycon Fellipe da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Luis Arthur Brasil Gadelha, Sales, Ivna Cavalcante Barros, Carneiro, Raimundo Joselânio, Oliveira, Otílio José Nicolau de, Carvalho, Maíza Colares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/795
Resumo: INTRODUÇÃO: Os cursos de graduação em Medicina devem seguir as diretrizes curriculares nacionais propostas pelo Ministério da Educação. Entretanto, para os diversos programas de residência médica, não existem diretrizes curriculares nacionais propostas. OBJETIVO: propor o desenvolvimento e construção de um currículo por competências na residência de Clínica Médica do Hospital Geral de Fortaleza. MÉTODOS: As competências que concernem à área de Clínica Médica foram elaboradas por profissionais médicos especializados nessa área específica. Ao todo, participaram 5 staffs preceptores da residência em Clínica Médica. RESULTADOS: Em sua versão final, a matriz foi dividida em 3 grupos com informações correlatas englobando os cinco grandes domínios. Foram enumeradas 16 competências médicas específicas divididas em 110 detalhamentos. CONCLUSÃO: Para que essa formação profissional tenha sucesso, a aprendizagem deve ser significativa e com objetivos bem explicitados. Na aquisição da expertise médica, o residente deve adquirir habilidades para aprimorar seu raciocínio clínico, utilizando mecanismos analíticos e não analíticos, traduzindo as competências informativas e conseguindo integrá-las, o que lhe permite desempenhar tarefas complexas exigidas pela profissão.
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