Self-care difficulties in hypertensive patients from a Family Health Strategy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/506 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7290-94 Objetivos: identificar pelos relatos de casos as dificuldades no autocuidado dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica em uma Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada. Foram empregadas duas dinâmicas de grupo para criação do vínculo profissional-indivíduo, facilitando a discussão e proporcionando a troca de informações e apoio. Resultados: os principais relatos sobre a falta de autocuidado relatadas pelos pacientes com hipertensão são: uso de medicação em horários incorretos, alimentação inadequada, falta de atividade física, dificuldades para mudança de hábitos e o desconhecimento sobre as consequências da hipertensão arterial. Conclusão: são necessárias atividades educativas efetivas para adesão de práticas e hábitos que garantirão uma melhor qualidade de vida e de saúde dos pacientes com hipertensão. A educação para o autocuidado é elemento indispensável no tratamento e controle da hipertensão, considerando que é por meio deste tipo de atividade que o profissional identifica problemas e procura intervenções resolutivas. |
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Self-care difficulties in hypertensive patients from a Family Health Strategy AutocuidadoHipertensão arterialSaúde da famíliaDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7290-94 Objetivos: identificar pelos relatos de casos as dificuldades no autocuidado dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica em uma Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada. Foram empregadas duas dinâmicas de grupo para criação do vínculo profissional-indivíduo, facilitando a discussão e proporcionando a troca de informações e apoio. Resultados: os principais relatos sobre a falta de autocuidado relatadas pelos pacientes com hipertensão são: uso de medicação em horários incorretos, alimentação inadequada, falta de atividade física, dificuldades para mudança de hábitos e o desconhecimento sobre as consequências da hipertensão arterial. Conclusão: são necessárias atividades educativas efetivas para adesão de práticas e hábitos que garantirão uma melhor qualidade de vida e de saúde dos pacientes com hipertensão. A educação para o autocuidado é elemento indispensável no tratamento e controle da hipertensão, considerando que é por meio deste tipo de atividade que o profissional identifica problemas e procura intervenções resolutivas.EDUFPI2020-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/506Rev Enferm UFPI; Vol. 7 No. 2 (2018): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 7 n. 2 (2018): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v7i2reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/506/484Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Lucas de Lima Fontes, Rosane da Silva Santana2022-11-27T07:07:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/506Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:07:11Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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