Audio visual resource for learning about drowning: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i1.5505 Objetivo: compartilhar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem frente à elaboração de um recurso áudio visual para a aprendizagem sobre afogamento.Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discentes de enfermagem de uma instituição publica de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A proposta do grupo está fomentada em elaborar e articularmeios que aperfeiçoem e facilitem o processo de aprendizagem, contando com a as ferramentas tecnológicas. Resultados:Por meio da experiência compartilhada os estudantes obtiveram resultados relevantes para a prática da formação, obtendo-se ganhos. Nesse sentido, os resultados foram pautados em desenvolvimento do trabalho dos pesquisadores e a avaliação da aceitabilidade por discentes frente ao instrumento audiovisual.Conclusão: compreendeu-se, por meio da experiência exitosa, que a implantação de metodologias ativas, através de recursos audiovisuais, promove maior assimilação do conteúdo durante o processo de ensino aprendizagem.
id UFPI-7_16a03bbefb59d172d5ee13310a440518
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/436
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Audio visual resource for learning about drowning: experience report Educação em saúdeAfogamentoVídeos educativosDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i1.5505 Objetivo: compartilhar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem frente à elaboração de um recurso áudio visual para a aprendizagem sobre afogamento.Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discentes de enfermagem de uma instituição publica de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A proposta do grupo está fomentada em elaborar e articularmeios que aperfeiçoem e facilitem o processo de aprendizagem, contando com a as ferramentas tecnológicas. Resultados:Por meio da experiência compartilhada os estudantes obtiveram resultados relevantes para a prática da formação, obtendo-se ganhos. Nesse sentido, os resultados foram pautados em desenvolvimento do trabalho dos pesquisadores e a avaliação da aceitabilidade por discentes frente ao instrumento audiovisual.Conclusão: compreendeu-se, por meio da experiência exitosa, que a implantação de metodologias ativas, através de recursos audiovisuais, promove maior assimilação do conteúdo durante o processo de ensino aprendizagem.EDUFPI2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 1 (2017): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 6 n. 1 (2017): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v6i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436/415Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima2022-11-27T07:08:40Zoai:periodicos.ufpi.br:article/436Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:08:40Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Audio visual resource for learning about drowning: experience report
title Audio visual resource for learning about drowning: experience report
spellingShingle Audio visual resource for learning about drowning: experience report
Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima
Educação em saúde
Afogamento
Vídeos educativos
title_short Audio visual resource for learning about drowning: experience report
title_full Audio visual resource for learning about drowning: experience report
title_fullStr Audio visual resource for learning about drowning: experience report
title_full_unstemmed Audio visual resource for learning about drowning: experience report
title_sort Audio visual resource for learning about drowning: experience report
author Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima
author_facet Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Clara Monteiro, André Carlos Lima, Anne Heloyse Ribeiro Ferreira, Joyce Carolynne Silva, Maria Alzete de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Afogamento
Vídeos educativos
topic Educação em saúde
Afogamento
Vídeos educativos
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i1.5505 Objetivo: compartilhar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem frente à elaboração de um recurso áudio visual para a aprendizagem sobre afogamento.Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discentes de enfermagem de uma instituição publica de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A proposta do grupo está fomentada em elaborar e articularmeios que aperfeiçoem e facilitem o processo de aprendizagem, contando com a as ferramentas tecnológicas. Resultados:Por meio da experiência compartilhada os estudantes obtiveram resultados relevantes para a prática da formação, obtendo-se ganhos. Nesse sentido, os resultados foram pautados em desenvolvimento do trabalho dos pesquisadores e a avaliação da aceitabilidade por discentes frente ao instrumento audiovisual.Conclusão: compreendeu-se, por meio da experiência exitosa, que a implantação de metodologias ativas, através de recursos audiovisuais, promove maior assimilação do conteúdo durante o processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/436/415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 6 No. 1 (2017): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 6 n. 1 (2017): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v6i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764463370240