Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8455-61 Objetivo: avaliar a percepção do paciente acerca do atendimento da equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, realizada por meio de entrevistas, com perguntas abertas a usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Piripiri-PI, no mês de novembro de 2018. Participaram da pesquisa 10 usuários. O estudo obedeceu aos princípios éticos e legais que rege as Resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer de nº 2.868.027. Resultados: observou-se que o tempo de espera e burocracia no atendimento telefônico, influenciou negativamente na avaliação do serviço. Também ficou claro que há falta de conhecimento da população a respeito do assunto, o que influencia a percepção dos usuários sobre a presença de humanização do serviço. Conclusão: a humanização atrelada à assistência pré-hospitalar não tem sido devidamente efetuada pelos profissionais, no entanto é importante para promoção de melhor qualidade no atendimento e consequente satisfação dos usuários.
id UFPI-7_18213c3167c7bdca8dcb87fc2dd277ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/600
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaHumanizaçãoEquipe multiprofissionalDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8455-61 Objetivo: avaliar a percepção do paciente acerca do atendimento da equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, realizada por meio de entrevistas, com perguntas abertas a usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Piripiri-PI, no mês de novembro de 2018. Participaram da pesquisa 10 usuários. O estudo obedeceu aos princípios éticos e legais que rege as Resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer de nº 2.868.027. Resultados: observou-se que o tempo de espera e burocracia no atendimento telefônico, influenciou negativamente na avaliação do serviço. Também ficou claro que há falta de conhecimento da população a respeito do assunto, o que influencia a percepção dos usuários sobre a presença de humanização do serviço. Conclusão: a humanização atrelada à assistência pré-hospitalar não tem sido devidamente efetuada pelos profissionais, no entanto é importante para promoção de melhor qualidade no atendimento e consequente satisfação dos usuários.EDUFPI2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. 4 (2019): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 8 n. 4 (2019): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v8i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600/578Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira2022-11-27T07:04:56Zoai:periodicos.ufpi.br:article/600Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:56Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
title Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
spellingShingle Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
Carla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Humanização
Equipe multiprofissional
title_short Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
title_full Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
title_fullStr Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
title_full_unstemmed Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
title_sort Perception of patients of the Mobile Emergency Care Service about the care of the multidisciplinary team
author Carla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira
author_facet Carla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Emanuela Araújo Bezerra, Guilherme Antônio Lopes Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Humanização
Equipe multiprofissional
topic Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Humanização
Equipe multiprofissional
description DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8455-61 Objetivo: avaliar a percepção do paciente acerca do atendimento da equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, realizada por meio de entrevistas, com perguntas abertas a usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Piripiri-PI, no mês de novembro de 2018. Participaram da pesquisa 10 usuários. O estudo obedeceu aos princípios éticos e legais que rege as Resoluções 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer de nº 2.868.027. Resultados: observou-se que o tempo de espera e burocracia no atendimento telefônico, influenciou negativamente na avaliação do serviço. Também ficou claro que há falta de conhecimento da população a respeito do assunto, o que influencia a percepção dos usuários sobre a presença de humanização do serviço. Conclusão: a humanização atrelada à assistência pré-hospitalar não tem sido devidamente efetuada pelos profissionais, no entanto é importante para promoção de melhor qualidade no atendimento e consequente satisfação dos usuários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/600/578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. 4 (2019): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 8 n. 4 (2019): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v8i4
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765294891008