Knowledge and practice of young schools on sexual and reproductive health
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/602 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8469-75 Objetivo: avaliar o conhecimento e prática de jovens escolares de uma instituição de ensino no norte cearense a respeito das relações sexuais, transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua prevenção. Metodologia: estudo quantitativo, realizado entre agosto e setembro de 2017. Na amostra foram inclusos 116 alunos de duas escolas estaduais de ensino profissionalizante. A coleta de dados se deu em um questionário adaptado que investigou o conhecimento e prática dos escolares sobre relação sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos. Resultados: a maioria não praticar elação sexuais. Praticamente todos conhecem algum método contraceptivo, mas poucos sabem porque é considerado dupla proteção. Revelou que a porcentagem de estudantes que utiliza esses métodos é menor que o esperado, porém sabem que o preservativo é a melhor forma de prevenção contra a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Conclusão: contudo, uma pessoa com base de ensino, constrói senso crítico, faz boas escolhas e compartilha as informações corretas. A comunicação efetiva entre os profissionais participantes da educação, profissionais de saúde e a família é crucial para a transmissão do aprendizado. |
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