Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.831 Objetivo:descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem sobre a triagem neonatal e analisar como a equipe de enfermagem de uma maternidade-escola contribui para a realização da triagem neonatal. Metodologia:estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram sujeitos dezesseis profissionais da equipe de enfermagem, no período de fevereiro a março de 2012.A coleta de dados foi realizadapor meio da entrevista semiestruturada. Os dados foram dispostos por similaridade das respostas, estabelecendo categorias analíticas. Resultados:constatamos que a equipe de enfermagem detém os conhecimentos práticosbaseados na rotina institucional sobre a triagem neonatal, desconhecem os agravos específicos (doenças) de cada teste, conhecem superficialmente e não especificamente sobre que tipos de doenças cada teste detecta. Consideramos que a equipe de enfermagem contribui com orientações e encaminhamentos às puérperas, realizam supervisão da busca ativa de neonatos e fazem alguns procedimentos para a efetivação da triagemneonatal, ao mesmo tempo que relatam não contribuírem nestes aspectos. Conclusão:o estudo pode proporcionar à equipe de enfermagem tomada de decisões em vista de um planejamento mais efetivo e eficaz e adoção de medidas. Há necessidade de aprofundamento de saberes técnico-científicosna área.
id UFPI-7_80b15eb814cee8a14f1d42245e6dc057
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/50
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Newborn screening: knowledge and contributions of nursing teamEquipe de enfermagemRecém-nascidoTriagem neonatalDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.831 Objetivo:descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem sobre a triagem neonatal e analisar como a equipe de enfermagem de uma maternidade-escola contribui para a realização da triagem neonatal. Metodologia:estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram sujeitos dezesseis profissionais da equipe de enfermagem, no período de fevereiro a março de 2012.A coleta de dados foi realizadapor meio da entrevista semiestruturada. Os dados foram dispostos por similaridade das respostas, estabelecendo categorias analíticas. Resultados:constatamos que a equipe de enfermagem detém os conhecimentos práticosbaseados na rotina institucional sobre a triagem neonatal, desconhecem os agravos específicos (doenças) de cada teste, conhecem superficialmente e não especificamente sobre que tipos de doenças cada teste detecta. Consideramos que a equipe de enfermagem contribui com orientações e encaminhamentos às puérperas, realizam supervisão da busca ativa de neonatos e fazem alguns procedimentos para a efetivação da triagemneonatal, ao mesmo tempo que relatam não contribuírem nestes aspectos. Conclusão:o estudo pode proporcionar à equipe de enfermagem tomada de decisões em vista de um planejamento mais efetivo e eficaz e adoção de medidas. Há necessidade de aprofundamento de saberes técnico-científicosna área.EDUFPI2020-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50Rev Enferm UFPI; Vol. 2 No. 1 (2013): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 2 n. 1 (2013): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v2i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50/48Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessYriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha2022-11-27T07:16:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/50Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:16:05Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
title Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
spellingShingle Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
Yriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha
Equipe de enfermagem
Recém-nascido
Triagem neonatal
title_short Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
title_full Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
title_fullStr Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
title_full_unstemmed Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
title_sort Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
author Yriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha
author_facet Yriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yriana Rodrigues Leal, Maria Helena Moura Pereira Neta, Silvana Santiago da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Recém-nascido
Triagem neonatal
topic Equipe de enfermagem
Recém-nascido
Triagem neonatal
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.831 Objetivo:descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem sobre a triagem neonatal e analisar como a equipe de enfermagem de uma maternidade-escola contribui para a realização da triagem neonatal. Metodologia:estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram sujeitos dezesseis profissionais da equipe de enfermagem, no período de fevereiro a março de 2012.A coleta de dados foi realizadapor meio da entrevista semiestruturada. Os dados foram dispostos por similaridade das respostas, estabelecendo categorias analíticas. Resultados:constatamos que a equipe de enfermagem detém os conhecimentos práticosbaseados na rotina institucional sobre a triagem neonatal, desconhecem os agravos específicos (doenças) de cada teste, conhecem superficialmente e não especificamente sobre que tipos de doenças cada teste detecta. Consideramos que a equipe de enfermagem contribui com orientações e encaminhamentos às puérperas, realizam supervisão da busca ativa de neonatos e fazem alguns procedimentos para a efetivação da triagemneonatal, ao mesmo tempo que relatam não contribuírem nestes aspectos. Conclusão:o estudo pode proporcionar à equipe de enfermagem tomada de decisões em vista de um planejamento mais efetivo e eficaz e adoção de medidas. Há necessidade de aprofundamento de saberes técnico-científicosna área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50/48
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 2 No. 1 (2013): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 2 n. 1 (2013): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v2i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763092881408