Newborn screening: knowledge and contributions of nursing team
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/50 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.831 Objetivo:descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem sobre a triagem neonatal e analisar como a equipe de enfermagem de uma maternidade-escola contribui para a realização da triagem neonatal. Metodologia:estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram sujeitos dezesseis profissionais da equipe de enfermagem, no período de fevereiro a março de 2012.A coleta de dados foi realizadapor meio da entrevista semiestruturada. Os dados foram dispostos por similaridade das respostas, estabelecendo categorias analíticas. Resultados:constatamos que a equipe de enfermagem detém os conhecimentos práticosbaseados na rotina institucional sobre a triagem neonatal, desconhecem os agravos específicos (doenças) de cada teste, conhecem superficialmente e não especificamente sobre que tipos de doenças cada teste detecta. Consideramos que a equipe de enfermagem contribui com orientações e encaminhamentos às puérperas, realizam supervisão da busca ativa de neonatos e fazem alguns procedimentos para a efetivação da triagemneonatal, ao mesmo tempo que relatam não contribuírem nestes aspectos. Conclusão:o estudo pode proporcionar à equipe de enfermagem tomada de decisões em vista de um planejamento mais efetivo e eficaz e adoção de medidas. Há necessidade de aprofundamento de saberes técnico-científicosna área. |
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