Search for emergency care in the postpartum period

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Sarah, Condeles, Paulo, Simões, Anna, Paschoini, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772
Resumo: Objetivo: identificação da prevalência, características e motivos que levaram a puérpera a procurar o Pronto Atendimento e associação com o tipo de parto. Métodos: estudo quantitativo de delineamento transversal. Dados extraídos das informações constantes nas fichas de Pronto Atendimento em um hospital de ensino de mulheres que estavam vivenciando o período pós-parto. Utilizou-se instrumento próprio para a coleta de dados, analisados por estatística descritiva simples e teste qui-quadrado, utilizando o software Statistical Package for the Social Science. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram incluídos 89 registros de puérperas que procuraram o Pronto Atendimento, correspondendo à prevalência de 16%. Das 89 mulheres, 60,6% tinham realizado cesárea. Os principais motivos que levaram à procura por Pronto Atendimento foram: alterações na ferida operatória (55%) e sangramento vaginal aumentado (20,2%). Houve associação entre maior procura por Pronto Atendimento no período puerperal entre mulheres que tiveram parto cesáreo. Conclusão: a prevalência de procura por Pronto Atendimento na amostra do estudo foi de 16%, sendo o principal motivo as alterações da ferida operatória. 
id UFPI-7_83a22f800b487c123af17f7b72cf9cd4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/772
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Search for emergency care in the postpartum periodPeríodo pós-partoTranstornos puerperaisEmergênciasObjetivo: identificação da prevalência, características e motivos que levaram a puérpera a procurar o Pronto Atendimento e associação com o tipo de parto. Métodos: estudo quantitativo de delineamento transversal. Dados extraídos das informações constantes nas fichas de Pronto Atendimento em um hospital de ensino de mulheres que estavam vivenciando o período pós-parto. Utilizou-se instrumento próprio para a coleta de dados, analisados por estatística descritiva simples e teste qui-quadrado, utilizando o software Statistical Package for the Social Science. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram incluídos 89 registros de puérperas que procuraram o Pronto Atendimento, correspondendo à prevalência de 16%. Das 89 mulheres, 60,6% tinham realizado cesárea. Os principais motivos que levaram à procura por Pronto Atendimento foram: alterações na ferida operatória (55%) e sangramento vaginal aumentado (20,2%). Houve associação entre maior procura por Pronto Atendimento no período puerperal entre mulheres que tiveram parto cesáreo. Conclusão: a prevalência de procura por Pronto Atendimento na amostra do estudo foi de 16%, sendo o principal motivo as alterações da ferida operatória. EDUFPI2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/77210.26694/reufpi.v10i1.772Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIengporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772/833https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772/834Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, MarianaSilva, SarahCondeles, PauloSimões, Anna Paschoini, Marina2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/772Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Search for emergency care in the postpartum period
title Search for emergency care in the postpartum period
spellingShingle Search for emergency care in the postpartum period
Ruiz, Mariana
Período pós-parto
Transtornos puerperais
Emergências
title_short Search for emergency care in the postpartum period
title_full Search for emergency care in the postpartum period
title_fullStr Search for emergency care in the postpartum period
title_full_unstemmed Search for emergency care in the postpartum period
title_sort Search for emergency care in the postpartum period
author Ruiz, Mariana
author_facet Ruiz, Mariana
Silva, Sarah
Condeles, Paulo
Simões, Anna
Paschoini, Marina
author_role author
author2 Silva, Sarah
Condeles, Paulo
Simões, Anna
Paschoini, Marina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Mariana
Silva, Sarah
Condeles, Paulo
Simões, Anna
Paschoini, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Período pós-parto
Transtornos puerperais
Emergências
topic Período pós-parto
Transtornos puerperais
Emergências
description Objetivo: identificação da prevalência, características e motivos que levaram a puérpera a procurar o Pronto Atendimento e associação com o tipo de parto. Métodos: estudo quantitativo de delineamento transversal. Dados extraídos das informações constantes nas fichas de Pronto Atendimento em um hospital de ensino de mulheres que estavam vivenciando o período pós-parto. Utilizou-se instrumento próprio para a coleta de dados, analisados por estatística descritiva simples e teste qui-quadrado, utilizando o software Statistical Package for the Social Science. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram incluídos 89 registros de puérperas que procuraram o Pronto Atendimento, correspondendo à prevalência de 16%. Das 89 mulheres, 60,6% tinham realizado cesárea. Os principais motivos que levaram à procura por Pronto Atendimento foram: alterações na ferida operatória (55%) e sangramento vaginal aumentado (20,2%). Houve associação entre maior procura por Pronto Atendimento no período puerperal entre mulheres que tiveram parto cesáreo. Conclusão: a prevalência de procura por Pronto Atendimento na amostra do estudo foi de 16%, sendo o principal motivo as alterações da ferida operatória. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772
10.26694/reufpi.v10i1.772
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v10i1.772
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772/833
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/772/834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v10i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765819179008