The route resilience of women victims of conjugal violence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1960 Objetivo: identificar o percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal. Metodologia:pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizado em uma Delegacia da Mulher de um município da região central do estado do Paraná, com 10 mulheres que denunciaram a violência conjugal. A coleta dos discursos ocorreu de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 mediante entrevista aberta, e foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiu o tema: Ameaça a vida e a integridade da família: o início do percurso de resiliência. Evidenciou-se que a partir do momento em que as mulheres perceberam que sua vida e a de seus filhos estavam ameaçadas, decidiram enfrentar a situação. Mobilizaram-se internamente para romper com o ciclo da violência, denunciaram o vivido, se afastaram do agressor, e buscaram um novo cenário que possibilitasse a superação do trauma e a continuidade do percurso de resiliência. Considerações finais: A compreensão do percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal pode ser importante para a prática de cuidado de enfermagem, porquanto poderá instrumentalizar e estimular a enfermeira a atuar como tutora de resiliência, e, também, propiciar a melhoria da qualidade de vida das mulheres e de seus filhos.
id UFPI-7_8774f234d5c823a6f831009085a1ac4b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/165
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling The route resilience of women victims of conjugal violence Resiliência psicológicaViolência contra a mulherEnfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1960 Objetivo: identificar o percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal. Metodologia:pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizado em uma Delegacia da Mulher de um município da região central do estado do Paraná, com 10 mulheres que denunciaram a violência conjugal. A coleta dos discursos ocorreu de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 mediante entrevista aberta, e foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiu o tema: Ameaça a vida e a integridade da família: o início do percurso de resiliência. Evidenciou-se que a partir do momento em que as mulheres perceberam que sua vida e a de seus filhos estavam ameaçadas, decidiram enfrentar a situação. Mobilizaram-se internamente para romper com o ciclo da violência, denunciaram o vivido, se afastaram do agressor, e buscaram um novo cenário que possibilitasse a superação do trauma e a continuidade do percurso de resiliência. Considerações finais: A compreensão do percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal pode ser importante para a prática de cuidado de enfermagem, porquanto poderá instrumentalizar e estimular a enfermeira a atuar como tutora de resiliência, e, também, propiciar a melhoria da qualidade de vida das mulheres e de seus filhos.EDUFPI2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165Rev Enferm UFPI; Vol. 3 No. 2 (2014): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 3 n. 2 (2014): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v3i2reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165/155Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici2022-11-27T07:13:13Zoai:periodicos.ufpi.br:article/165Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:13:13Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv The route resilience of women victims of conjugal violence
title The route resilience of women victims of conjugal violence
spellingShingle The route resilience of women victims of conjugal violence
Gabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici
Resiliência psicológica
Violência contra a mulher
Enfermagem
title_short The route resilience of women victims of conjugal violence
title_full The route resilience of women victims of conjugal violence
title_fullStr The route resilience of women victims of conjugal violence
title_full_unstemmed The route resilience of women victims of conjugal violence
title_sort The route resilience of women victims of conjugal violence
author Gabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici
author_facet Gabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriele de Vargas Marcovicz, Maria Lucia Raimondo, Liliana Maria Labronici
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência psicológica
Violência contra a mulher
Enfermagem
topic Resiliência psicológica
Violência contra a mulher
Enfermagem
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1960 Objetivo: identificar o percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal. Metodologia:pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizado em uma Delegacia da Mulher de um município da região central do estado do Paraná, com 10 mulheres que denunciaram a violência conjugal. A coleta dos discursos ocorreu de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 mediante entrevista aberta, e foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiu o tema: Ameaça a vida e a integridade da família: o início do percurso de resiliência. Evidenciou-se que a partir do momento em que as mulheres perceberam que sua vida e a de seus filhos estavam ameaçadas, decidiram enfrentar a situação. Mobilizaram-se internamente para romper com o ciclo da violência, denunciaram o vivido, se afastaram do agressor, e buscaram um novo cenário que possibilitasse a superação do trauma e a continuidade do percurso de resiliência. Considerações finais: A compreensão do percurso de resiliência de mulheres em situação de violência conjugal pode ser importante para a prática de cuidado de enfermagem, porquanto poderá instrumentalizar e estimular a enfermeira a atuar como tutora de resiliência, e, também, propiciar a melhoria da qualidade de vida das mulheres e de seus filhos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/165/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 3 No. 2 (2014): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 3 n. 2 (2014): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v3i2
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763529089024