Educational action of the nurse in primary care: a view of arterial hypertension patients

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Astrês Fernandes, Aline Raquel de Sousa, Mariza Márcia Rodrigues Gomes, Patrícia Maria Gomes de Carvalho, Augusto Everton Dias Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/63
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i2.972 Objetivos: Levantar e discutir a visão dos portadores de hipertensão arterial sistêmica sobre as atividades educativas realizadas pelo enfermeiro para controle e prevenção da doença. Metodologia: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O cenário do estudo foi uma Unidade Básica de Saúde - UBS do município de Teresina-PI. Os sujeitos foram 156 pacientes hipertensos. A coleta de dados ocorreu nos meses de Março a Junho de 2010 por meio da aplicação de um questionário. Resultados: O estudo evidenciou que, ao apresentarem elevação da pressão arterial, 88% tomam o medicamento prescrito. A maioria (57%) era do sexo feminino e participava regularmente das reuniões de acompanhamento realizadas na UBS. Quanto às orientações recebidas do profissional enfermeiro, a maioria (94%) afirmou receber orientações quanto ao uso correto da medicação, a dieta adequada e a realização de atividades físicas. Todos (100%) consideraram que as informações recebidas são necessárias e importantes. Conclusão: Os pacientes reconhecem a prática educativa exercida pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família como um instrumento essencial e fundamental no acompanhamento e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, especialmente pelaproximidade mantida entre o cliente e o profissional.
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