Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078 |
Resumo: | Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros. |
id |
UFPI-7_95035f763b68598b0b2caf4229d8dd36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/4078 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental studyPrimeiros socorrosEducação em saúdeProfessores escolaresCapacitação de professoresObjetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.EDUFPI2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/407810.26694/reufpi.v12i1.4078Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3844https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3845Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marina Maquel Pacheco daSilva, Indira Camilly Esmero Carvalho eHolanda, Mateus de MouraLima, Luisa Helena de OliveiraCarvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Caetano, Joselany ÁfioPereira, Francisco Gilberto Fernandes2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/4078Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
title |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
spellingShingle |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study Silva, Marina Maquel Pacheco da Primeiros socorros Educação em saúde Professores escolares Capacitação de professores |
title_short |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
title_full |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
title_fullStr |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
title_full_unstemmed |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
title_sort |
Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study |
author |
Silva, Marina Maquel Pacheco da |
author_facet |
Silva, Marina Maquel Pacheco da Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e Holanda, Mateus de Moura Lima, Luisa Helena de Oliveira Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Caetano, Joselany Áfio Pereira, Francisco Gilberto Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e Holanda, Mateus de Moura Lima, Luisa Helena de Oliveira Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Caetano, Joselany Áfio Pereira, Francisco Gilberto Fernandes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marina Maquel Pacheco da Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e Holanda, Mateus de Moura Lima, Luisa Helena de Oliveira Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Caetano, Joselany Áfio Pereira, Francisco Gilberto Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros socorros Educação em saúde Professores escolares Capacitação de professores |
topic |
Primeiros socorros Educação em saúde Professores escolares Capacitação de professores |
description |
Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078 10.26694/reufpi.v12i1.4078 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v12i1.4078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3844 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v12i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387766251192320 |