Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Maquel Pacheco da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e, Holanda, Mateus de Moura, Lima, Luisa Helena de Oliveira, Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de, Caetano, Joselany Áfio, Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078
Resumo: Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.
id UFPI-7_95035f763b68598b0b2caf4229d8dd36
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/4078
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental studyPrimeiros socorrosEducação em saúdeProfessores escolaresCapacitação de professoresObjetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.EDUFPI2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/407810.26694/reufpi.v12i1.4078Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3844https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3845Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marina Maquel Pacheco daSilva, Indira Camilly Esmero Carvalho eHolanda, Mateus de MouraLima, Luisa Helena de OliveiraCarvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Caetano, Joselany ÁfioPereira, Francisco Gilberto Fernandes2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/4078Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
title Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
spellingShingle Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
Silva, Marina Maquel Pacheco da
Primeiros socorros
Educação em saúde
Professores escolares
Capacitação de professores
title_short Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
title_full Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
title_fullStr Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
title_full_unstemmed Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
title_sort Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
author Silva, Marina Maquel Pacheco da
author_facet Silva, Marina Maquel Pacheco da
Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e
Holanda, Mateus de Moura
Lima, Luisa Helena de Oliveira
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Caetano, Joselany Áfio
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
author_role author
author2 Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e
Holanda, Mateus de Moura
Lima, Luisa Helena de Oliveira
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Caetano, Joselany Áfio
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marina Maquel Pacheco da
Silva, Indira Camilly Esmero Carvalho e
Holanda, Mateus de Moura
Lima, Luisa Helena de Oliveira
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Caetano, Joselany Áfio
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros socorros
Educação em saúde
Professores escolares
Capacitação de professores
topic Primeiros socorros
Educação em saúde
Professores escolares
Capacitação de professores
description Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078
10.26694/reufpi.v12i1.4078
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v12i1.4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3844
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078/3845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v12i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387766251192320