Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Flávia Lorena Henrique dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Lidiane da Costa, Andrade, Elaine Maria Rangel, Pereira, Livia Carvalho, Souza, Angel Alice Jácome de, Jorge, Herla Maria Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841
Resumo: Objetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento.
id UFPI-7_9836edd08bdfdedb32a2199306abd2ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3841
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review Período Pós-partoTecnologiasTecnologia educacionalAleitamento MaternoEnfermagemObjetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento.EDUFPI2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/384110.26694/reufpi.v12i1.3841Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3776https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3777Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Flávia Lorena Henrique dos Almeida, Lidiane da CostaAndrade, Elaine Maria RangelPereira, Livia CarvalhoSouza, Angel Alice Jácome de Jorge, Herla Maria Furtado2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3841Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
title Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
spellingShingle Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
Anjos, Flávia Lorena Henrique dos
Período Pós-parto
Tecnologias
Tecnologia educacional
Aleitamento Materno
Enfermagem
title_short Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
title_full Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
title_fullStr Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
title_full_unstemmed Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
title_sort Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
author Anjos, Flávia Lorena Henrique dos
author_facet Anjos, Flávia Lorena Henrique dos
Almeida, Lidiane da Costa
Andrade, Elaine Maria Rangel
Pereira, Livia Carvalho
Souza, Angel Alice Jácome de
Jorge, Herla Maria Furtado
author_role author
author2 Almeida, Lidiane da Costa
Andrade, Elaine Maria Rangel
Pereira, Livia Carvalho
Souza, Angel Alice Jácome de
Jorge, Herla Maria Furtado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Flávia Lorena Henrique dos
Almeida, Lidiane da Costa
Andrade, Elaine Maria Rangel
Pereira, Livia Carvalho
Souza, Angel Alice Jácome de
Jorge, Herla Maria Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Período Pós-parto
Tecnologias
Tecnologia educacional
Aleitamento Materno
Enfermagem
topic Período Pós-parto
Tecnologias
Tecnologia educacional
Aleitamento Materno
Enfermagem
description Objetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841
10.26694/reufpi.v12i1.3841
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v12i1.3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3776
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v12i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387766212395008