Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841 |
Resumo: | Objetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento. |
id |
UFPI-7_9836edd08bdfdedb32a2199306abd2ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/3841 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review Período Pós-partoTecnologiasTecnologia educacionalAleitamento MaternoEnfermagemObjetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento.EDUFPI2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/384110.26694/reufpi.v12i1.3841Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3776https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3777Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Flávia Lorena Henrique dos Almeida, Lidiane da CostaAndrade, Elaine Maria RangelPereira, Livia CarvalhoSouza, Angel Alice Jácome de Jorge, Herla Maria Furtado2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3841Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
title |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
spellingShingle |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review Anjos, Flávia Lorena Henrique dos Período Pós-parto Tecnologias Tecnologia educacional Aleitamento Materno Enfermagem |
title_short |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
title_full |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
title_fullStr |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
title_full_unstemmed |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
title_sort |
Contributions of educational technologies to the promotion of breastfeeding: integrative review |
author |
Anjos, Flávia Lorena Henrique dos |
author_facet |
Anjos, Flávia Lorena Henrique dos Almeida, Lidiane da Costa Andrade, Elaine Maria Rangel Pereira, Livia Carvalho Souza, Angel Alice Jácome de Jorge, Herla Maria Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Lidiane da Costa Andrade, Elaine Maria Rangel Pereira, Livia Carvalho Souza, Angel Alice Jácome de Jorge, Herla Maria Furtado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Flávia Lorena Henrique dos Almeida, Lidiane da Costa Andrade, Elaine Maria Rangel Pereira, Livia Carvalho Souza, Angel Alice Jácome de Jorge, Herla Maria Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Período Pós-parto Tecnologias Tecnologia educacional Aleitamento Materno Enfermagem |
topic |
Período Pós-parto Tecnologias Tecnologia educacional Aleitamento Materno Enfermagem |
description |
Objetivo: Analisar na literatura as contribuições das tecnologias educativas para a promoção da amamentação. Métodos: Revisão integrativa, com busca e seleção nas bases de dados CINAHL, Medline/PubMed, BDENF, Scopus e LILACS. Utilizaram-se os descritores Período Pós-parto; Tecnologias; Tecnologia Educacional; Aleitamento Materno; Enfermagem. Identificaram-se 1256 publicações que ao aplicar os critérios de elegibilidade resultaram na inclusão de 17 estudos primários, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal. A extração de dados foi realizada por meio de um instrumento validado e adaptado conforme variáveis de interesse. Resultados: A busca pela avaliação e implementação de tecnologias educacionais voltadas para promoção da amamentação levou ao desenvolvimento de ferramentas facilitadoras do processo de cuidado para capacitação profissional e apoio, suporte e orientação aos pais e familiares. Nesse sentido, foram identificados diferentes recursos tecnológicos que contribuíram para o aprimoramento do conhecimento e de habilidades, assim como maior segurança materna e infantil. Conclusão: As tecnologias educacionais constituem métodos promissores e revolucionários para o desenvolvimento das práticas de cuidados, como a amamentação, representando ferramenta de apoio aos profissionais, pacientes e familiares por permitir a troca de informações, monitoramento de casos e ganho de conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841 10.26694/reufpi.v12i1.3841 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v12i1.3841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3776 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3841/3777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v12i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387766212395008 |