Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i1.1138 O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento do cuidador informal frente aos cuidados realizados ao idoso acamado no domicílio, conhecendo as principais dificuldades enfrentadas. Trata-se de pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa realizado com 21 cuidadores de idosos acamados das áreas adscritas de duas unidades básicas de saúde de Caxias-MA. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para coleta de dados, realizadas em janeiro e fevereiro de 2013, as falas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos cuidadores não possuía conhecimento para desenvolver os cuidados aos idosos quando estes se tornaram dependentes, de modo que aprenderam a cuidar através da prática diária. As atividades desenvolvidas perpassam ao básico e se estendem até ao cuidado integral e irrestrito ao idoso, sendo estas muitas vezes cansativas e estressantes. Assim, o cuidador de idosos dependentes é uma pessoa sobrecarregada sob o ponto de vista físico e mental, pelo acúmulo de funções e tipos de tarefas que assume.Nem todos os cuidadores receberam orientações de profissionais de saúde sobre como proceder o cuidado no domicílio. Com isso, conhecer o perfil dos cuidadores e suas dificuldades no processo de cuidar permite, aos profissionais de saúde, planejar ações.
id UFPI-7_b39d8ccc4eca41d3bcab8fb937c86d6b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/146
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden Assistência DomiciliarIdosoConhecimentoDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i1.1138 O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento do cuidador informal frente aos cuidados realizados ao idoso acamado no domicílio, conhecendo as principais dificuldades enfrentadas. Trata-se de pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa realizado com 21 cuidadores de idosos acamados das áreas adscritas de duas unidades básicas de saúde de Caxias-MA. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para coleta de dados, realizadas em janeiro e fevereiro de 2013, as falas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos cuidadores não possuía conhecimento para desenvolver os cuidados aos idosos quando estes se tornaram dependentes, de modo que aprenderam a cuidar através da prática diária. As atividades desenvolvidas perpassam ao básico e se estendem até ao cuidado integral e irrestrito ao idoso, sendo estas muitas vezes cansativas e estressantes. Assim, o cuidador de idosos dependentes é uma pessoa sobrecarregada sob o ponto de vista físico e mental, pelo acúmulo de funções e tipos de tarefas que assume.Nem todos os cuidadores receberam orientações de profissionais de saúde sobre como proceder o cuidado no domicílio. Com isso, conhecer o perfil dos cuidadores e suas dificuldades no processo de cuidar permite, aos profissionais de saúde, planejar ações.EDUFPI2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146Rev Enferm UFPI; Vol. 3 No. 1 (2014): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 3 n. 1 (2014): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v3i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146/136Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva2022-11-27T07:13:26Zoai:periodicos.ufpi.br:article/146Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:13:26Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
title Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
spellingShingle Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva
Assistência Domiciliar
Idoso
Conhecimento
title_short Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
title_full Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
title_fullStr Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
title_full_unstemmed Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
title_sort Knowledge and difficulties faced by caregivers about elderly bedridden
author Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva
author_facet Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, Auricélia Costa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Domiciliar
Idoso
Conhecimento
topic Assistência Domiciliar
Idoso
Conhecimento
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i1.1138 O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento do cuidador informal frente aos cuidados realizados ao idoso acamado no domicílio, conhecendo as principais dificuldades enfrentadas. Trata-se de pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa realizado com 21 cuidadores de idosos acamados das áreas adscritas de duas unidades básicas de saúde de Caxias-MA. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para coleta de dados, realizadas em janeiro e fevereiro de 2013, as falas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos cuidadores não possuía conhecimento para desenvolver os cuidados aos idosos quando estes se tornaram dependentes, de modo que aprenderam a cuidar através da prática diária. As atividades desenvolvidas perpassam ao básico e se estendem até ao cuidado integral e irrestrito ao idoso, sendo estas muitas vezes cansativas e estressantes. Assim, o cuidador de idosos dependentes é uma pessoa sobrecarregada sob o ponto de vista físico e mental, pelo acúmulo de funções e tipos de tarefas que assume.Nem todos os cuidadores receberam orientações de profissionais de saúde sobre como proceder o cuidado no domicílio. Com isso, conhecer o perfil dos cuidadores e suas dificuldades no processo de cuidar permite, aos profissionais de saúde, planejar ações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/146/136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 3 No. 1 (2014): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 3 n. 1 (2014): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v3i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763494486016