Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde. |
id |
UFPI-7_be1ba89713e9613397ddca68113c5be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/397 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment ComunicaçãoEnfermagemPacienteHumanização da AssistênciaDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.EDUFPI2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 3 (2016): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 5 n. 3 (2016): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v5i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397/379Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima2022-11-27T07:08:53Zoai:periodicos.ufpi.br:article/397Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:08:53Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
title |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
spellingShingle |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima Comunicação Enfermagem Paciente Humanização da Assistência |
title_short |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
title_full |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
title_fullStr |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
title_full_unstemmed |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
title_sort |
Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment |
author |
Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima |
author_facet |
Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Enfermagem Paciente Humanização da Assistência |
topic |
Comunicação Enfermagem Paciente Humanização da Assistência |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397/379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 3 (2016): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 5 n. 3 (2016): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v5i3 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764397309952 |