Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.
id UFPI-7_be1ba89713e9613397ddca68113c5be5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/397
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment ComunicaçãoEnfermagemPacienteHumanização da AssistênciaDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.EDUFPI2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 3 (2016): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 5 n. 3 (2016): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v5i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397/379Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima2022-11-27T07:08:53Zoai:periodicos.ufpi.br:article/397Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:08:53Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
title Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
spellingShingle Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima
Comunicação
Enfermagem
Paciente
Humanização da Assistência
title_short Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
title_full Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
title_fullStr Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
title_full_unstemmed Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
title_sort Construction of the nurse-client bond through dialogue in the hospital environment
author Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima
author_facet Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laiane Ávila Santos Castelo Branco, Natália Maria Freitas e Silva Maia, Larissa Alves de Araújo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Enfermagem
Paciente
Humanização da Assistência
topic Comunicação
Enfermagem
Paciente
Humanização da Assistência
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5436 Objetivo: discutir a construção do vínculo enfermeiro-cliente por meio do diálogo, identificando dificuldades e limitações. Metodologia: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido no Hospital Regional de Campo Maior (PI) com seis enfermeiros. Utilizou-se para coleta de dados a técnica de entrevista, por meio de um roteiro semi-estruturado. Para análise de dados, elaborou-se três categorias: a construção do vínculo enfermeiro-cliente; dificuldades e limitações para estabelecimento do vínculo enfermeiro-cliente pelo diálogo; importância da construção deste vínculo. Resultados: a construção do vínculo com o cliente e a família favorece a abordagem dos indivíduos, troca de conhecimentos e assistência de melhor qualidade, aumentando o grau de satisfação do cliente. Entre as dificuldades vivenciadas para a construção do vínculo, os enfermeiros pontuaram questões relativas ao dimensionamento de pessoal, ao estado psicológico do cliente e à família. Conclusão: a comunicação não é necessariamente somente um diálogo, mas conhecimentos e habilidades que o enfermeiro pode e deve aprender e desenvolver, logo a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente, pode gerar um reflexo positivo na qualidade da assistência à saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/397/379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 3 (2016): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 5 n. 3 (2016): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v5i3
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764397309952