Implementation of the strategy breastfeeds and feeds Brazil: tutors' perceptions
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/671 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.914-10 Objetivo: conhecer as percepções do tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil com relação à implementação da estratégia no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sob CAAE: 34170014.8.3001.5338. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semiestruturada com 13 tutores. Para a análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Identificou-se a existência de fragilidades no que se refere ao papel do tutor que também necessita de maior apoio da gestão, a fim de desempenhar seu papel, além disso, verificou-se a necessidade de educação permanente dos profissionais que atuam nas unidades de saúde. Considerações finais: para o êxito da implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é necessário o fortalecimento do papel do tutor, a educação permanente das equipes de saúde e a priorização da estratégia no plano municipal de saúde. |
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