Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.707A enfermeira, ao estabelecer relações sociais com o assistido, deve evitar a superficialidade nesse atendimento, demonstrar interesse mais amplo pelo que o cliente fala. Os objetivos foram descrever a percepção das enfermeiras sobre arelação enfermeira/cliente durante a consulta de enfermagem, analisar a relação interpessoal prestada pela enfermeira ao cliente na consulta de enfermagem e identificar o conhecimento das enfermeiras acerca do relacionamento interpessoal enquanto discentes. Os sujeitos foram dez enfermeiras, com idades entre 28 e 64 anos, que realizavam Consultas deEnfermagem em Unidade Básica de Saúde. Três categorias emergiram: Percepção do relacionamento interpessoal as quais foram unânimes em elencar essas relações como boas ou muito boas; Importância das Relações interpessoais,sendo a confiança a principal base para uma assistência qualificada; As enfermeiras e o conhecimento das relações interpessoais na graduação onde observou-se relatos afirmativos e outros não. É através do acolhimento nas consultasde enfermagem, que é estabelecida uma relação de confiança que fortalece o vínculo profissional-cliente.
id UFPI-7_ddae305afc76ccec39f55d0e2b064e60
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/7
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagemPercepçãoRelações interpessoaisEnfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.707A enfermeira, ao estabelecer relações sociais com o assistido, deve evitar a superficialidade nesse atendimento, demonstrar interesse mais amplo pelo que o cliente fala. Os objetivos foram descrever a percepção das enfermeiras sobre arelação enfermeira/cliente durante a consulta de enfermagem, analisar a relação interpessoal prestada pela enfermeira ao cliente na consulta de enfermagem e identificar o conhecimento das enfermeiras acerca do relacionamento interpessoal enquanto discentes. Os sujeitos foram dez enfermeiras, com idades entre 28 e 64 anos, que realizavam Consultas deEnfermagem em Unidade Básica de Saúde. Três categorias emergiram: Percepção do relacionamento interpessoal as quais foram unânimes em elencar essas relações como boas ou muito boas; Importância das Relações interpessoais,sendo a confiança a principal base para uma assistência qualificada; As enfermeiras e o conhecimento das relações interpessoais na graduação onde observou-se relatos afirmativos e outros não. É através do acolhimento nas consultasde enfermagem, que é estabelecida uma relação de confiança que fortalece o vínculo profissional-cliente.EDUFPI2020-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI2238-7234reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7/15Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessInez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana2022-11-27T07:16:49Zoai:periodicos.ufpi.br:article/7Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:16:49Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
title Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
spellingShingle Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana
Percepção
Relações interpessoais
Enfermagem
title_short Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
title_full Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
title_fullStr Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
title_full_unstemmed Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
title_sort Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem
author Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana
author_facet Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Relações interpessoais
Enfermagem
topic Percepção
Relações interpessoais
Enfermagem
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.707A enfermeira, ao estabelecer relações sociais com o assistido, deve evitar a superficialidade nesse atendimento, demonstrar interesse mais amplo pelo que o cliente fala. Os objetivos foram descrever a percepção das enfermeiras sobre arelação enfermeira/cliente durante a consulta de enfermagem, analisar a relação interpessoal prestada pela enfermeira ao cliente na consulta de enfermagem e identificar o conhecimento das enfermeiras acerca do relacionamento interpessoal enquanto discentes. Os sujeitos foram dez enfermeiras, com idades entre 28 e 64 anos, que realizavam Consultas deEnfermagem em Unidade Básica de Saúde. Três categorias emergiram: Percepção do relacionamento interpessoal as quais foram unânimes em elencar essas relações como boas ou muito boas; Importância das Relações interpessoais,sendo a confiança a principal base para uma assistência qualificada; As enfermeiras e o conhecimento das relações interpessoais na graduação onde observou-se relatos afirmativos e outros não. É através do acolhimento nas consultasde enfermagem, que é estabelecida uma relação de confiança que fortalece o vínculo profissional-cliente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7/15
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 1 No. 1 (2012): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 1 n. 1 (2012): Rev Enferm UFPI
2238-7234
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763031015424