Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5088 Objetivo: sistematizar as vivências com o uso do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, tratando-se de um Relato de Experiência ancorado no referencial de Holliday para sua sistematização, no contexto da orientação e implementação de Projetos de Intervenção por médicos discentes da Especialização em Saúde da Família, no contexto do Programa Mais Médicos, em 2014 e 2015. Resultados: ao todo, foram 32 projetos orientados, em 12 municípios distintos do interior do Ceará. Dificuldades têm sido apresentadas pelos orientadores e educandos quanto ao entendimento do Projeto de Intervenção como estratégia educativa. A aplicação desta ferramenta está ancorada nos princípios da integração ensino-serviço-comunidade. Considerações finais: a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o Projeto de Intervenção. Como ferramenta educativa, se mostrou potente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção. A formação médica ainda carece de estratégias inovadoras que subsidiem a transformação do modelo de formação. |
id |
UFPI-7_fb55ca8f4d4eb2f26522a454f3c83fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/419 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More DoctorsEducação de Pós-graduação em MedicinaAtenção Primária à saúdeSaúde públicaDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5088 Objetivo: sistematizar as vivências com o uso do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, tratando-se de um Relato de Experiência ancorado no referencial de Holliday para sua sistematização, no contexto da orientação e implementação de Projetos de Intervenção por médicos discentes da Especialização em Saúde da Família, no contexto do Programa Mais Médicos, em 2014 e 2015. Resultados: ao todo, foram 32 projetos orientados, em 12 municípios distintos do interior do Ceará. Dificuldades têm sido apresentadas pelos orientadores e educandos quanto ao entendimento do Projeto de Intervenção como estratégia educativa. A aplicação desta ferramenta está ancorada nos princípios da integração ensino-serviço-comunidade. Considerações finais: a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o Projeto de Intervenção. Como ferramenta educativa, se mostrou potente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção. A formação médica ainda carece de estratégias inovadoras que subsidiem a transformação do modelo de formação.EDUFPI2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v5i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419/399Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão2022-11-27T07:09:17Zoai:periodicos.ufpi.br:article/419Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:09:17Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
title |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
spellingShingle |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors José Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão Educação de Pós-graduação em Medicina Atenção Primária à saúde Saúde pública |
title_short |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
title_full |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
title_fullStr |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
title_full_unstemmed |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
title_sort |
Contributions Intervention Project as an educational tool in the Program More Doctors |
author |
José Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão |
author_facet |
José Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Jeová Mourão Netto, Natália Frota Goyanna, Ana Egliny Sabino Cavalcante, Antonia Regynara Moreira Rodrigues, Maria Aparecida Sousa Vasconcelos, Otávia Cassimiro Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pós-graduação em Medicina Atenção Primária à saúde Saúde pública |
topic |
Educação de Pós-graduação em Medicina Atenção Primária à saúde Saúde pública |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5088 Objetivo: sistematizar as vivências com o uso do Projeto de Intervenção como ferramenta educativa. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, tratando-se de um Relato de Experiência ancorado no referencial de Holliday para sua sistematização, no contexto da orientação e implementação de Projetos de Intervenção por médicos discentes da Especialização em Saúde da Família, no contexto do Programa Mais Médicos, em 2014 e 2015. Resultados: ao todo, foram 32 projetos orientados, em 12 municípios distintos do interior do Ceará. Dificuldades têm sido apresentadas pelos orientadores e educandos quanto ao entendimento do Projeto de Intervenção como estratégia educativa. A aplicação desta ferramenta está ancorada nos princípios da integração ensino-serviço-comunidade. Considerações finais: a literatura científica tem se mostrado escassa quanto a experiências e referenciais que discutam o Projeto de Intervenção. Como ferramenta educativa, se mostrou potente para contribuir com mudanças paradigmáticas na formação e do modelo de atenção. A formação médica ainda carece de estratégias inovadoras que subsidiem a transformação do modelo de formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/419/399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 5 No. 4 (2016): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 5 n. 4 (2016): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v5i4 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764435058688 |