A VFRGS e suas ferrovias padronizadas dos anos 30 e 40.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicca, Renan Rosso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cezar, Laura Lopes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6118
Resumo: A inserção do transporte ferroviário no Brasil contribuiu para o desenvolvimento das cidades, pois simultaneamente a implantação da linha férrea os serviços de iluminação, educação, saúde, correios e telégrafos chegavam nos municípios. Além disso, juntamente com a expansão da malha ferroviária pelo Rio Grande do Sul, foram inauguradas as estações ferroviárias. É observado que a tipologia das estações ferroviárias são típicas em função do periodo em que foram implantadas ou da empresa que administra a ferrovia. A VFRGS1 a partir de 1920 passa a recuperar as ferrovias gaúchas além de propiciar a expanssão e interligação entre as linhas. Entre as décadas de 30 e 40 a empresa inaugurou Estações Ferroviárias padronizadas em diversos pontos do estado. Com base nisso, o objetivo desse estudo é apresentar a história das ferrovias, no contexto brasileiro e no estado do Rio Grande do Sul. Analisar as estações ferroviária padrão VFRGS no período dos anos 30 e 40. Verificar se as estações construídas pela VFRGS mantém uma linguagem arquitetônica semelhante. Este estudo é parte da dissertação desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Arquiteura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas .
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