“Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6741
Resumo: Este artigo propõe uma breve pesquisa sobre a aparição e a evolução da figura do negro nas artes cênicas na França, detendo-se mais especificamente ao final do século XIX e ao século XX. A base de estudo é a publicação Du Noir au nègre: l’image du Noir au théâtre, de Marguerite de Navarre à Jean Genet (1550-1960), de Sylvie Chalaye. Além da observação de aspectos sociopolíticos e das formas utilizadas para representar o negro em cena, detalhadamente descritos por Chalaye, lança-se aqui também o olhar sobre essas imagens que se modificaram a partir da expansão colonial europeia na África e criaram caricaturas e estereótipos. O estudo encerra-se com Os negros (1959), de Jean Genet. Nessa peça, o dramaturgo valeu-se justamente do grotesco para, mais do que denunciar, buscar desintegrar o imaginário sobre o negro, posto até aquele momento. A reflexão sobre o rompimento que Genet promove, levando aos limites a representação teatral da relação entre brancos e negros, encerra o debate proposto e reforça o questionamento que o autor lança na epígrafe da obra dramática sobre o que seria um negro e que cor teria esse sujeito, citada no título deste artigo.
id UFPL_06acfa009cb77a4efd7c432217e8cf95
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6741
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-12-28T18:59:18Z2020-12-28T18:59:18Z2017FERNANDES, F. V.. "Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?": a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO, São Paulo, n. 6, p. 253-271, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/141. Acesso em: 28 de dez. de 2020.2178-1206http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6741Este artigo propõe uma breve pesquisa sobre a aparição e a evolução da figura do negro nas artes cênicas na França, detendo-se mais especificamente ao final do século XIX e ao século XX. A base de estudo é a publicação Du Noir au nègre: l’image du Noir au théâtre, de Marguerite de Navarre à Jean Genet (1550-1960), de Sylvie Chalaye. Além da observação de aspectos sociopolíticos e das formas utilizadas para representar o negro em cena, detalhadamente descritos por Chalaye, lança-se aqui também o olhar sobre essas imagens que se modificaram a partir da expansão colonial europeia na África e criaram caricaturas e estereótipos. O estudo encerra-se com Os negros (1959), de Jean Genet. Nessa peça, o dramaturgo valeu-se justamente do grotesco para, mais do que denunciar, buscar desintegrar o imaginário sobre o negro, posto até aquele momento. A reflexão sobre o rompimento que Genet promove, levando aos limites a representação teatral da relação entre brancos e negros, encerra o debate proposto e reforça o questionamento que o autor lança na epígrafe da obra dramática sobre o que seria um negro e que cor teria esse sujeito, citada no título deste artigo.porUNESPCHALAYE, SylvieGENET, Jean"Os negros"Personagem negraTeatro francês"Les Nègres"Personnage noirThéâtre français“Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX."Mais ce qui est, après tout, un homme noir? Et, pour commencer, de quelle couleur s’agit-il?" : l’évolution de l’image du noir dans Français théâtre du XXe siècle."But what is, after all, a black man? And, for starters, what color is it?": the evolution of the image of the black in the French theater of the twentieth century.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFernandes, Fernanda Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.txtMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.txtExtracted texttext/plain34607http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/6/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.txt65197e554d9a060350ec0bd7c7c1a893MD56open accessTHUMBNAILMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.jpgMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/7/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.jpg4ba273383b98f409766f24250368d9d5MD57open accessORIGINALMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdfMas_o_que_e_afinal_um_negro.pdfapplication/pdf734935http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/1/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf287678fb06c1872b493c8f2ef9b90d0aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/67412023-07-13 06:02:32.952open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6741VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:02:32Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Mais ce qui est, après tout, un homme noir? Et, pour commencer, de quelle couleur s’agit-il?" : l’évolution de l’image du noir dans Français théâtre du XXe siècle.
"But what is, after all, a black man? And, for starters, what color is it?": the evolution of the image of the black in the French theater of the twentieth century.
title “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
spellingShingle “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
Fernandes, Fernanda Vieira
CHALAYE, Sylvie
GENET, Jean
"Os negros"
Personagem negra
Teatro francês
"Les Nègres"
Personnage noir
Théâtre français
title_short “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
title_full “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
title_fullStr “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
title_full_unstemmed “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
title_sort “Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?”: a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX.
author Fernandes, Fernanda Vieira
author_facet Fernandes, Fernanda Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv CHALAYE, Sylvie
GENET, Jean
"Os negros"
Personagem negra
Teatro francês
"Les Nègres"
Personnage noir
Théâtre français
topic CHALAYE, Sylvie
GENET, Jean
"Os negros"
Personagem negra
Teatro francês
"Les Nègres"
Personnage noir
Théâtre français
description Este artigo propõe uma breve pesquisa sobre a aparição e a evolução da figura do negro nas artes cênicas na França, detendo-se mais especificamente ao final do século XIX e ao século XX. A base de estudo é a publicação Du Noir au nègre: l’image du Noir au théâtre, de Marguerite de Navarre à Jean Genet (1550-1960), de Sylvie Chalaye. Além da observação de aspectos sociopolíticos e das formas utilizadas para representar o negro em cena, detalhadamente descritos por Chalaye, lança-se aqui também o olhar sobre essas imagens que se modificaram a partir da expansão colonial europeia na África e criaram caricaturas e estereótipos. O estudo encerra-se com Os negros (1959), de Jean Genet. Nessa peça, o dramaturgo valeu-se justamente do grotesco para, mais do que denunciar, buscar desintegrar o imaginário sobre o negro, posto até aquele momento. A reflexão sobre o rompimento que Genet promove, levando aos limites a representação teatral da relação entre brancos e negros, encerra o debate proposto e reforça o questionamento que o autor lança na epígrafe da obra dramática sobre o que seria um negro e que cor teria esse sujeito, citada no título deste artigo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-28T18:59:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-28T18:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, F. V.. "Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?": a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO, São Paulo, n. 6, p. 253-271, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/141. Acesso em: 28 de dez. de 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6741
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-1206
identifier_str_mv FERNANDES, F. V.. "Mas o que é, afinal, um negro? E, para começar, de que cor é?": a evolução da imagem do negro no teatro francês do século XX. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO, São Paulo, n. 6, p. 253-271, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/141. Acesso em: 28 de dez. de 2020.
2178-1206
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/6/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/7/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/1/Mas_o_que_e_afinal_um_negro.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6741/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 65197e554d9a060350ec0bd7c7c1a893
4ba273383b98f409766f24250368d9d5
287678fb06c1872b493c8f2ef9b90d0a
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846975059984384