Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, José Luiz Lourenço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5542
Resumo: Está cada vez mais evidente a utilização de espaços ociosos nas áreas urbanas brasileiras por iniciativas que buscam enfrentar e superar dificuldades expostas por suas realidades sociais, torna-se importante compreender esses mecanismos. Esta escrita busca analisar a potencialidade das atividades realizadas na “Horta do Pestano, no município de Pelotas / RS”, como iniciativas de resistência e fortalecimento de práticas alternativas de produção e consumo de alimentos, bem como promover um debate dessas práticas no contexto da Educação Geográfica. A pesquisa é baseada na metodologia história oral, onde foram analisados as histórias orais de (oito) voluntário da horta urbana do Pestano, no bairro Três Vendas no município de Pelotas. Verificou-se que nas práticas realizadas cotidianamente pelos voluntários há um apego ao saber popular e aos laços afetivos ali construídos com o trabalho voluntário, além de estabelecerem conexões com a educação geográfica mesmo que informal. A partir desses resultados podemos concluir que, essas iniciativas carregadas de saberes únicos atrelados a uma educação geográfica de contexto informal, produz nestes espaços outra concepção de desenvolvimento e construção de laços afetivos, caracterizando com isso a construção de um mecanismo de superação de obstáculos impostos pela desigualdade social, encontrada em seus contextos de vida no bairro Três Vendas.
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A pesquisa é baseada na metodologia história oral, onde foram analisados as histórias orais de (oito) voluntário da horta urbana do Pestano, no bairro Três Vendas no município de Pelotas. Verificou-se que nas práticas realizadas cotidianamente pelos voluntários há um apego ao saber popular e aos laços afetivos ali construídos com o trabalho voluntário, além de estabelecerem conexões com a educação geográfica mesmo que informal. A partir desses resultados podemos concluir que, essas iniciativas carregadas de saberes únicos atrelados a uma educação geográfica de contexto informal, produz nestes espaços outra concepção de desenvolvimento e construção de laços afetivos, caracterizando com isso a construção de um mecanismo de superação de obstáculos impostos pela desigualdade social, encontrada em seus contextos de vida no bairro Três Vendas.The use of idle spaces in Brazilian urban areas by initiatives that seek to overcome and overcome difficulties presented by their social realities is becoming increasingly evident, it is important to understand these mechanisms. This writing seeks to analyze the potential of the activities carried out in the “Urban Horta of Pestano, in the municipality of Pelotas / RS”, as initiatives to resist and strengthen alternative practices of food production and consumption, as well as to promote a debate of these practices in the context of Geographical education. The research is based on oral history methodology, where the oral histories of (eight) volunteer of the urban garden of Pestano, in the neighborhood Três Vendas in the municipality of Pelotas, were analyzed.It was verified that in the practices carried out daily by the volunteers there is an attachment to the popular knowledge and to the affective ties built there with the volunteer work, besides establishing connections with the geographic education, even if informal. Based on these results, we can conclude that these initiatives, loaded with unique knowledge linked to a geographical education of informal context, produce in these spaces another conception of development and construction of affective bonds, characterizing with this the construction of a mechanism of overcoming obstacles imposed by inequality, found in their life contexts in the Três Vendas neighborhood.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAHorta urbanaGeografiaEducação geográficaSaber popularUrban vegetationGeographyGeographic educationPopular knowledgeAgricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS.Urban agriculture: the case of Horta do Pestano - Pelotas / RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8756674651361216http://lattes.cnpq.br/2974384756028670Dias, Liz CristianeRibeiro, José Luiz Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.txtJose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain215449http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5542/6/Jose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.txt58e77e24a2d91697e98674f2e0a5a872MD56open accessTHUMBNAILJose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.jpgJose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5542/7/Jose_Ribeiro_Dissertacao.pdf.jpg0e3006816541f1f980d41cab4cee2015MD57open accessORIGINALJose_Ribeiro_Dissertacao.pdfJose_Ribeiro_Dissertacao.pdfapplication/pdf18195110http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5542/1/Jose_Ribeiro_Dissertacao.pdf4ff3fc003dd644093b42923fd9f1ebe4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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