Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tôni Rabello dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2769
Resumo: Esta dissertação aborda questões referentes ao meu processo de criação, e assuntos que dialogam com as produções realizadas no mestrado em Artes Visuais da UFPel. As produções que compõem este trabalho tecem sutis relações entre o universo da gravura, as impressões e incisões no cotidiano. A dissertação é organizada de modo a sistematizar uma poética sobre o ato de gravar, que se desenvolveu paralelo as práticas com procedimentos eletrolíticos na gravura em metal, o que apresento são percepções de um eletrogravador. A prática é o ponto de partida dessa investigação que visa expor um olhar que excede o espaço do atelier, explorando questões e acontecimentos que me atravessaram durante os dois anos que compreende o mestrado. É reconhecido, neste texto, a importância do experimento para alcançar uma experiência intensa na produção artística. Correr riscos, explorar o acaso e permanecer atento sobre as coisas que me rodeiam são algumas das estratégias utilizadas durante essa pesquisa. Meus objetos de estudos correspondem a dez trabalhos processuais, são eles: Captador de Resíduos; Pequenos Naufrágios; Céu; Mapas Poéticos do Interior do Cubo Vermelho; Em Três Tempos; Paisagem Corroída; Contendo Sopro; Receptor de memórias; Projeto Matriz Compartilhada e Conexão Céu e Terra, os mesmos são dispositivos artísticos, projetos artísticos e/ou ações artísticas. No texto, os trabalhos aparecem em um discurso “rio” que percebe cada um deles em seu estado de formação, em que uma ação se une a outra, num desdobrar dos pensamentos que os formaram. Pretendo, em meio às palavras e imagens do processo de criação, apresentar as transformações deste, que pode ser interpretado como uma “fase de transição” que parte do atelier de gravura para o espaço. Nesse sentido, o que apresento são atos de corrosões que dividem em três fases, cada uma delas contém registros de ações realizadas no atelier de gravura, ações frente à paisagem e acontecimentos que me atravessam no cotidiano. Portanto, os conceitos operacionais desta investigação poética são: extrair, deslocar e fixar; estas ações sustentam as discussões sobre os processos alquímicos na produção artística e nas reflexões sobre a corrosão e o ato de gravar. Em dialogo com a minha produção e pesquisa sobre a corrosão, abordo determinados trabalhos e reflexões de artistas como: Marco Buti; Robert Smithson; Daniel Senise; Elida Tessler, Victor Gripp, Hans Haacke, Richard Long, Cinthia Marcelle, Paulo Damé, Carlos Filho e os teóricos Gaston Bachelard; Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup, Michel de Certau, Francesco Careri, Georges Didi-Huberman, entre outros. Em fim, proponho uma reflexão sobre a corrosão como uma ação que produz gravura.
id UFPL_0cd934fef7f1346f6cfc5945d2d09222
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:ri/2769
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2016-03-04T14:30:27Z2016-03-04T14:30:27Z2014-05-28SANTOS, Tôni Rabello dos. Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2769Esta dissertação aborda questões referentes ao meu processo de criação, e assuntos que dialogam com as produções realizadas no mestrado em Artes Visuais da UFPel. As produções que compõem este trabalho tecem sutis relações entre o universo da gravura, as impressões e incisões no cotidiano. A dissertação é organizada de modo a sistematizar uma poética sobre o ato de gravar, que se desenvolveu paralelo as práticas com procedimentos eletrolíticos na gravura em metal, o que apresento são percepções de um eletrogravador. A prática é o ponto de partida dessa investigação que visa expor um olhar que excede o espaço do atelier, explorando questões e acontecimentos que me atravessaram durante os dois anos que compreende o mestrado. É reconhecido, neste texto, a importância do experimento para alcançar uma experiência intensa na produção artística. Correr riscos, explorar o acaso e permanecer atento sobre as coisas que me rodeiam são algumas das estratégias utilizadas durante essa pesquisa. Meus objetos de estudos correspondem a dez trabalhos processuais, são eles: Captador de Resíduos; Pequenos Naufrágios; Céu; Mapas Poéticos do Interior do Cubo Vermelho; Em Três Tempos; Paisagem Corroída; Contendo Sopro; Receptor de memórias; Projeto Matriz Compartilhada e Conexão Céu e Terra, os mesmos são dispositivos artísticos, projetos artísticos e/ou ações artísticas. No texto, os trabalhos aparecem em um discurso “rio” que percebe cada um deles em seu estado de formação, em que uma ação se une a outra, num desdobrar dos pensamentos que os formaram. Pretendo, em meio às palavras e imagens do processo de criação, apresentar as transformações deste, que pode ser interpretado como uma “fase de transição” que parte do atelier de gravura para o espaço. Nesse sentido, o que apresento são atos de corrosões que dividem em três fases, cada uma delas contém registros de ações realizadas no atelier de gravura, ações frente à paisagem e acontecimentos que me atravessam no cotidiano. Portanto, os conceitos operacionais desta investigação poética são: extrair, deslocar e fixar; estas ações sustentam as discussões sobre os processos alquímicos na produção artística e nas reflexões sobre a corrosão e o ato de gravar. Em dialogo com a minha produção e pesquisa sobre a corrosão, abordo determinados trabalhos e reflexões de artistas como: Marco Buti; Robert Smithson; Daniel Senise; Elida Tessler, Victor Gripp, Hans Haacke, Richard Long, Cinthia Marcelle, Paulo Damé, Carlos Filho e os teóricos Gaston Bachelard; Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup, Michel de Certau, Francesco Careri, Georges Didi-Huberman, entre outros. Em fim, proponho uma reflexão sobre a corrosão como uma ação que produz gravura.This paper intends to address topics that have been relevant to my creation process, along with other issues that influenced the work that i've been performing during my master's degree in Visual Arts UFPEL. The work i present here make subtle relations between the engraving process and the marks we see throughout our daily lives. The paper is organized in a way so that it makes understandable that the poetic that arises from the engraving process is parallel to the electrolytic procedures found in metal engraving. Here i present the perceptions of an engraver. The practice is the starting point of this investigation. It's aim is to focus on the act of seeing, implying that it goes beyond the atelier walls, exploring questions and events that trespassed my mind during the two year duration of my master's degree. I acknowledge during the text the vital importance of experimenting so you can reach a full comprehension of your artistic production. Take chances, exploit events that happen by chance and remain prepared to analyse your surroundings. Those are some of the strategies that have been used during this research. My study object is composed of ten processual works, those are: Captador de Resíduos; Pequenos Naufrágios; Céu; Mapas Poéticos do Interior do Cubo Vermelho; Em Três Tempos; Paisagem Corroída; Contendo Sopro; Receptor de memórias; Projeto Matriz Compartilhada and Conexão Céu e Terra. Some of those focus on the idea of being artistic devices; artistic projects and/or artistic actions. During the text, the interpretation of those objects happens in a “river” like manner, perceiving each and every one of them in their conception, the moment in time where those pieces connect with each other through a fluid and continuous line of thought. I intend to present to you, through images and words, the moment where my artwork changes its shape, what can be understood as a “transition process” in which it leaves the atelier and invades the space. In this manner, i present acts of corrosion that divide in three phases. Each one of them contain not only records of actions that took place in the metal etching atelier but also actions made to interact with the landscape and events thar affected me in my daily life. After a while photography became a part of my work process, eventually becoming as important as engraving. The operational concepts of this poetic investigation are: to extract, to displace and to firm. Those three actions support the discussions that revolve around the alchemical processes that are needed in those artistic productions and reflections about the corrosion and etching action. To be able to advance the current researches i take as reference artists such as: Marco Buti; Robert Smithson; Daniel Senise; Elidada Tessler, Victor Gripp, Hans Haacke, Richard Long, Cinthia Marcelle, Paulo Damé, Carlos Filho and theorics such as: Gaston Bachelard; Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup, Michel de Certau, Francesco Careri, Georges Didi-Huberman, among others.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURAArtesGravura em metalCorrosãoEletrogravuraProcesso de criaçãoArtsCorrosionMetal etchingCreation processPercepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452947J4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797523Z6Tavares, Reginaldo da Nóbregahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791045T4Pohlmann, Angela RaffinSantos, Tôni Rabello dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPercepções de um eletrogravador.pdf.txtPercepções de um eletrogravador.pdf.txtExtracted texttext/plain216876http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/6/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdf.txtea8d414292e9ec761c6e1f0bf867d5d6MD56open accessTHUMBNAILPercepções de um eletrogravador.pdf.jpgPercepções de um eletrogravador.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2073http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/7/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdf.jpgb92cbadee7bf536f7e356e1898ef2453MD57open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-822064http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/3/license_textef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2fafMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823148http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54open accessORIGINALPercepções de um eletrogravador.pdfPercepções de um eletrogravador.pdfDissertação Tôni Rabello dos Santosapplication/pdf13125292http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/5/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdfe3ddba1b8b53b0891f534de04e4764aeMD55open accessri/27692023-07-13 03:07:29.299open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:07:29Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
title Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
spellingShingle Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
Santos, Tôni Rabello dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURA
Artes
Gravura em metal
Corrosão
Eletrogravura
Processo de criação
Arts
Corrosion
Metal etching
Creation process
title_short Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
title_full Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
title_fullStr Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
title_full_unstemmed Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
title_sort Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão
author Santos, Tôni Rabello dos
author_facet Santos, Tôni Rabello dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452947J4
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797523Z6
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tavares, Reginaldo da Nóbrega
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791045T4
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pohlmann, Angela Raffin
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tôni Rabello dos
contributor_str_mv Tavares, Reginaldo da Nóbrega
Pohlmann, Angela Raffin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::GRAVURA
Artes
Gravura em metal
Corrosão
Eletrogravura
Processo de criação
Arts
Corrosion
Metal etching
Creation process
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Gravura em metal
Corrosão
Eletrogravura
Processo de criação
Arts
Corrosion
Metal etching
Creation process
description Esta dissertação aborda questões referentes ao meu processo de criação, e assuntos que dialogam com as produções realizadas no mestrado em Artes Visuais da UFPel. As produções que compõem este trabalho tecem sutis relações entre o universo da gravura, as impressões e incisões no cotidiano. A dissertação é organizada de modo a sistematizar uma poética sobre o ato de gravar, que se desenvolveu paralelo as práticas com procedimentos eletrolíticos na gravura em metal, o que apresento são percepções de um eletrogravador. A prática é o ponto de partida dessa investigação que visa expor um olhar que excede o espaço do atelier, explorando questões e acontecimentos que me atravessaram durante os dois anos que compreende o mestrado. É reconhecido, neste texto, a importância do experimento para alcançar uma experiência intensa na produção artística. Correr riscos, explorar o acaso e permanecer atento sobre as coisas que me rodeiam são algumas das estratégias utilizadas durante essa pesquisa. Meus objetos de estudos correspondem a dez trabalhos processuais, são eles: Captador de Resíduos; Pequenos Naufrágios; Céu; Mapas Poéticos do Interior do Cubo Vermelho; Em Três Tempos; Paisagem Corroída; Contendo Sopro; Receptor de memórias; Projeto Matriz Compartilhada e Conexão Céu e Terra, os mesmos são dispositivos artísticos, projetos artísticos e/ou ações artísticas. No texto, os trabalhos aparecem em um discurso “rio” que percebe cada um deles em seu estado de formação, em que uma ação se une a outra, num desdobrar dos pensamentos que os formaram. Pretendo, em meio às palavras e imagens do processo de criação, apresentar as transformações deste, que pode ser interpretado como uma “fase de transição” que parte do atelier de gravura para o espaço. Nesse sentido, o que apresento são atos de corrosões que dividem em três fases, cada uma delas contém registros de ações realizadas no atelier de gravura, ações frente à paisagem e acontecimentos que me atravessam no cotidiano. Portanto, os conceitos operacionais desta investigação poética são: extrair, deslocar e fixar; estas ações sustentam as discussões sobre os processos alquímicos na produção artística e nas reflexões sobre a corrosão e o ato de gravar. Em dialogo com a minha produção e pesquisa sobre a corrosão, abordo determinados trabalhos e reflexões de artistas como: Marco Buti; Robert Smithson; Daniel Senise; Elida Tessler, Victor Gripp, Hans Haacke, Richard Long, Cinthia Marcelle, Paulo Damé, Carlos Filho e os teóricos Gaston Bachelard; Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup, Michel de Certau, Francesco Careri, Georges Didi-Huberman, entre outros. Em fim, proponho uma reflexão sobre a corrosão como uma ação que produz gravura.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-04T14:30:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-04T14:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Tôni Rabello dos. Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2769
identifier_str_mv SANTOS, Tôni Rabello dos. Percepções de um eletrogravador: experiências poéticas com a corrosão. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/6/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/7/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/1/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/ri/2769/5/Percep%c3%a7%c3%b5es%20de%20um%20eletrogravador.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea8d414292e9ec761c6e1f0bf867d5d6
b92cbadee7bf536f7e356e1898ef2453
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
ef48816a10f2d45f2e2fee2f478e2faf
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
e3ddba1b8b53b0891f534de04e4764ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767445781413888