A educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulguim, Daltro Lucena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7743
Resumo: Esta tese tem como objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: Como a Educação pode contribuir para superar teoricamente a Mais-repressão do Princípio de Desempenho exigido por um Princípio de Realidade do sistema estabelecido? Descobrimos que a filosofia de Schiller, com Marx e Freud, são fontes importantes da filosofia de Marcuse. Outra descoberta foi que as categorias do impulso formal e impulso sensível sintetizadas no impulso lúdico de Schiller e analisadas dialeticamente com a energia de Eros, livre do Princípio de Realidade estabelecido, se tornam uma força com um propósito, objetivo, e resultado possível. No entanto, o Princípio de Realidade é opressivo, enquanto autorreprodução de si e do sistema: um ciclo retroalimentador que garante sua existência e repetição. Assim, para mudar o sistema opressivo é necessário mudar o Princípio de Realidade Estabelecido por um Novo Princípio de Realidade. O Novo Princípio de Realidade deve ser orientado por um Princípio de Prazer constituído por Eros, impulso sensível, impulso formal, fantasia, imaginação, e uma repressão mínima direcionada para a vida, formando um todo dialético que permite libertar o ser social e sua emancipação. A Educação emancipatória deverá fazer o esforço de trabalhar no que se tornou o jogo de aprendizagem ou atividade lúdica. Se o sistema estabelecido reproduz a opressão através da Educação do homem unidimensional e Eros, escravizando o ser social, com Mais-repressão, então, o que defendemos na tese é isso: a superação conceitual da Mais-repressão e a consequente libertação de Eros e do ser social, porque tal emancipação só pode ocorrer através de uma Educação orientada para outra dimensionalidade. A Educação baseada na capacidade revolucionária da arte, baseada na força do belo livre, dirigida e avaliada pelo impulso formal e pelo impulso sensível, adicionando a capacidade criativa da imaginação, da fantasia, superação conceitual das Mais-repressão e da liberdade de Eros através de uma repressão mínima, vai mudar o Ser Social e sua natureza para outra dimensionalidade, pois é a aplicação do conhecimento para a melhoria das condições de emancipação e libertação da mente e do corpo. Devemos libertar o Princípio de Prazer e Eros reprimido no Princípio de Realidade do sistema opressor estabelecido, dirigindo suas forças e energias para um objetivo educacional teórico, orientando o Ser Social para uma nova dimensionalidade, dimensionalidade contida nesta prática habilitada para superar teoricamente a Mais-repressão contida no Princípio de Desempenho de sistema estabelecido.
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Outra descoberta foi que as categorias do impulso formal e impulso sensível sintetizadas no impulso lúdico de Schiller e analisadas dialeticamente com a energia de Eros, livre do Princípio de Realidade estabelecido, se tornam uma força com um propósito, objetivo, e resultado possível. No entanto, o Princípio de Realidade é opressivo, enquanto autorreprodução de si e do sistema: um ciclo retroalimentador que garante sua existência e repetição. Assim, para mudar o sistema opressivo é necessário mudar o Princípio de Realidade Estabelecido por um Novo Princípio de Realidade. O Novo Princípio de Realidade deve ser orientado por um Princípio de Prazer constituído por Eros, impulso sensível, impulso formal, fantasia, imaginação, e uma repressão mínima direcionada para a vida, formando um todo dialético que permite libertar o ser social e sua emancipação. A Educação emancipatória deverá fazer o esforço de trabalhar no que se tornou o jogo de aprendizagem ou atividade lúdica. Se o sistema estabelecido reproduz a opressão através da Educação do homem unidimensional e Eros, escravizando o ser social, com Mais-repressão, então, o que defendemos na tese é isso: a superação conceitual da Mais-repressão e a consequente libertação de Eros e do ser social, porque tal emancipação só pode ocorrer através de uma Educação orientada para outra dimensionalidade. A Educação baseada na capacidade revolucionária da arte, baseada na força do belo livre, dirigida e avaliada pelo impulso formal e pelo impulso sensível, adicionando a capacidade criativa da imaginação, da fantasia, superação conceitual das Mais-repressão e da liberdade de Eros através de uma repressão mínima, vai mudar o Ser Social e sua natureza para outra dimensionalidade, pois é a aplicação do conhecimento para a melhoria das condições de emancipação e libertação da mente e do corpo. Devemos libertar o Princípio de Prazer e Eros reprimido no Princípio de Realidade do sistema opressor estabelecido, dirigindo suas forças e energias para um objetivo educacional teórico, orientando o Ser Social para uma nova dimensionalidade, dimensionalidade contida nesta prática habilitada para superar teoricamente a Mais-repressão contida no Princípio de Desempenho de sistema estabelecido.This thesis aims to answer the following research question: How education can contribute to theoretically overcome the most-repression of the Performance Principle required by a Reality Principle of the system established? We found that the philosophy of Schiller, with Marx and Freud, are important sources of the philosophy of Marcuse. Another finding was that the categories of formal drive and sense drive, synthesized in Schiller’s play drive and analyzed dialectically with the energy of Eros, free of Reality Principle established, becomes a force with a purpose, goal, and possible result. However, the Principle of Reality is oppressive, while selfreproduction of self and system: A retro-feeder cycle that ensures their existence and repetition. Thus, to change the system to oppressive is necessary to change the Reality Principle Established by New Reality Principle. The New Reality Principle should be oriented by a Pleasure Principle constituted for Eros sensible impulse formal impulse, fantasy, imagination and a minimal repression directed to life, forming a dialectical whole enabling to free the be-social and your emancipation. The emancipatory education should make the effort to work on what became the learning game or playful activity. If the system established oppressive reproduces through of the education of one-dimensional man and Eros, enslaving the be-social with Mostrepression, then, the that we defend in the thesis is that: conceptual overcoming the Most-repression and the consequent liberation of the Eros and of the be-social why such empowerment can only occur through an education guided by another dimensionality. The Education based on the revolutionary capacity of art, based on the strength of the beautiful free, targeted and valued by the formal impulse and by the sensitive impulse adding the creative capacity of imagination and fantasy and conceptual overcoming of the most-repression and of freedom of Eros through a minimal repression will change the be-social and its nature to another dimensionality, for it is the application of knowledge to amelioration the conditions of emancipation and liberation of the mind and body. We must free the Pleasure Principle and Eros repressed in the Reality Principle of the oppressive system established, directing his forces and power for a theoretical educational objective, guiding the be-social to a new dimensionality, dimensionality contained in this practice enabled to theoretically overcome the most-repression restrained in the Performance Principle of system established.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrincípio de prazerMais-repressãoPrincípio de desempenhoNovo Princípio de RealidadePrincípio de Realidade EstabelecidoSer socialPleasure principleMost-repressionPerformance principleNew Reality PrincipleEstablished Reality PrincipleBeing socialA educação para um novo princípio de realidade: contribuições da filosofia de Herbert Marcuse.Education for a new principle of reality: contributions of philosophy of Herbert Marcuse.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0471050534246713http://lattes.cnpq.br/6451513910863914Schütz, Rosalvohttp://lattes.cnpq.br/0920572653737862Oliveira, Avelino da RosaUlguim, Daltro Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.txtTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.txtExtracted texttext/plain453655http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7743/6/Tese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.txtb1f74df82e1414312237cb35424ccf9cMD56open accessTHUMBNAILTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.jpgTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7743/7/Tese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf.jpg35498e379d400070e15cd060068b745eMD57open accessORIGINALTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdfTese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdfapplication/pdf1179251http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7743/1/Tese_Daltro_Lucena_Ulguim.pdf88f4c54c1e8a385d5ae1f26e45f75070MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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