Potencialidades crítico-formativas presentes na obra da banda musical Titãs
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13358 |
Resumo: | O presente projeto visa propor formas de superar a estagnação que encontramos nos processos educativos, buscar uma equiparação da aprendizagem para alunos de escolas públicas e privadas, bem como oportunizar aos estudantes de escolas públicas uma formação que os preparem para compreender as relações sociais que permeiam a sociedade que vivemos. Para tanto, entendemos que é necessário buscar alternativas que propiciem a estes estudantes possibilidades educativas que sejam significativas e, ao mesmo tempo, os façam perceber seus lugares na sociedade de classes. Para tanto, o objetivo geral deste trabalho, consiste em investigar potenciais de utilização e reflexão sobre as músicas da banda Titãs como metodologias pedagógicas para a construção da criticidade dos sujeitos. Este trabalho se fundamenta essencialmente no pensamento de Georges Snyders. A escolha do referencial teórico ocorre em função, primeiramente, pelo o autor confrontar a Educação Tradicional e a Educação Nova, buscando contrapor os pontos positivos e negativos de cada uma delas e vislumbrando definir e delimitar sua visão marxista de educação, a partir da ideia de educação como relação marcada pela sociedade e da escola como local onde também se processa a luta de classes. E, em segundo lugar, para destacar a importância da alegria e da cultura na escola e na sociedade, destacando a forma como ela deve estar presente e ser conduzida no contexto escolar para promover a transformação do ensino e da aprendizagem em direção aos seus ideais filosóficos, buscando igualdade de acesso às classes populares e defendendo que o conhecimento da cultura erudita pode se configurar como uma forma de alegria no ambiente escolar. Enfim, a proposta deste projeto visa aproximar música, filosofia e educação, mais especificamente visando a construção de consciência e reflexão sobre a realidade, por meio de análises e interpretações sobre as músicas da banda de rock brasileira, Titãs com base no pensamento pedagógico e filosófico do autor Georges Snyders. |
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Para tanto, o objetivo geral deste trabalho, consiste em investigar potenciais de utilização e reflexão sobre as músicas da banda Titãs como metodologias pedagógicas para a construção da criticidade dos sujeitos. Este trabalho se fundamenta essencialmente no pensamento de Georges Snyders. A escolha do referencial teórico ocorre em função, primeiramente, pelo o autor confrontar a Educação Tradicional e a Educação Nova, buscando contrapor os pontos positivos e negativos de cada uma delas e vislumbrando definir e delimitar sua visão marxista de educação, a partir da ideia de educação como relação marcada pela sociedade e da escola como local onde também se processa a luta de classes. E, em segundo lugar, para destacar a importância da alegria e da cultura na escola e na sociedade, destacando a forma como ela deve estar presente e ser conduzida no contexto escolar para promover a transformação do ensino e da aprendizagem em direção aos seus ideais filosóficos, buscando igualdade de acesso às classes populares e defendendo que o conhecimento da cultura erudita pode se configurar como uma forma de alegria no ambiente escolar. Enfim, a proposta deste projeto visa aproximar música, filosofia e educação, mais especificamente visando a construção de consciência e reflexão sobre a realidade, por meio de análises e interpretações sobre as músicas da banda de rock brasileira, Titãs com base no pensamento pedagógico e filosófico do autor Georges Snyders.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoTitãsFormação críticaPotencialidades crítico-formativas presentes na obra da banda musical Titãsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectJardim, Lisandra FerreiraCorrêa, Letícia Maria PassosOliveira, Neiva Afonsoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALPOTENCIALIDADES CRÍTICO-FORMATIVAS PRESENTES NA OBRA DA BANDA MUSICAL TITÃS.pdfPOTENCIALIDADES CRÍTICO-FORMATIVAS PRESENTES NA OBRA DA BANDA MUSICAL TITÃS.pdfapplication/pdf116485http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13358/1/POTENCIALIDADES%20CR%c3%8dTICO-FORMATIVAS%20PRESENTES%20NA%20OBRA%20DA%20BANDA%20MUSICAL%20TIT%c3%83S.pdfbf8b03b26b6fe8fc11f8e104dd27c6d0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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