Memórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Resumo: | O presente estudo, vinculado à linha de Filosofia e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, é resultado de uma pesquisa de abordagem historiográfica. Privilegia analisar aspectos da memória e das trajetórias de normalistas, bem como o início de suas inserções profissionais como jovens professoras primárias egressas de dois Cursos de Formação Docente existentes em Pelotas: o Curso de Formação de Professores Primários do Colégio São José, instituição católica privada, e o Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal Assis Brasil, instituição estadual de ensino público. A periodização do estudo corresponde ao governo de Leonel Brizola nos anos de 1959 até 1963, que adotava como lema: “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”. A pesquisa justifica-se por dar visibilidade à história da formação de professoras primárias e de suas práticas docentes entre as décadas de 1950 e 1960, contribuindo com as investigações sobre instituições formadoras de docentes em nível de ensino secundário. Objetiva investigar, através das narrativas e trajetórias, a formação discente das normalistas egressas do São José e Assis Brasil e suas práticas docentes iniciais, especialmente em escolas primárias do interior do Rio Grande do Sul, onde constituíram intensas experiências de vida como mulheres e professoras. Isso num período em que os contratos emergenciais adquiriam um papel de experiência docente, como um status de desafio às normalistas, que ainda jovens eram submetidas a lecionar, algumas morando longe de suas famílias, em geral nas próprias escolas onde exerciam a docência. Para a compreensão da memória como categoria de análise, foram utilizados os referenciais de Halbwachs (2006), Bosi (2004), Candau (2011), Burke (2008) e Chartier (2009). No que tange à História Oral: Portelli (1997), Thompson (1992), Ferreira e Amado (1998) e Alberti (2005). Para as escritas de si, são referenciados Gomes (2004), Cunha (2007) e Perrot (2005). Sobre trajetórias docentes e discentes, Abrahão (2006), Bourdieu (1996) e Fischer (2005 e 2011). A partir da análise das narrativas e dos documentos escolares, pude verificar que as políticas educacionais de expansão das escolas primárias, no início da década de 1960, interferiram diretamente na trajetória docente das professoras recém formadas e na sua opção pelo exercício do magistério estadual. |
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Privilegia analisar aspectos da memória e das trajetórias de normalistas, bem como o início de suas inserções profissionais como jovens professoras primárias egressas de dois Cursos de Formação Docente existentes em Pelotas: o Curso de Formação de Professores Primários do Colégio São José, instituição católica privada, e o Curso de Formação de Professores Primários da Escola Normal Assis Brasil, instituição estadual de ensino público. A periodização do estudo corresponde ao governo de Leonel Brizola nos anos de 1959 até 1963, que adotava como lema: “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”. A pesquisa justifica-se por dar visibilidade à história da formação de professoras primárias e de suas práticas docentes entre as décadas de 1950 e 1960, contribuindo com as investigações sobre instituições formadoras de docentes em nível de ensino secundário. Objetiva investigar, através das narrativas e trajetórias, a formação discente das normalistas egressas do São José e Assis Brasil e suas práticas docentes iniciais, especialmente em escolas primárias do interior do Rio Grande do Sul, onde constituíram intensas experiências de vida como mulheres e professoras. Isso num período em que os contratos emergenciais adquiriam um papel de experiência docente, como um status de desafio às normalistas, que ainda jovens eram submetidas a lecionar, algumas morando longe de suas famílias, em geral nas próprias escolas onde exerciam a docência. Para a compreensão da memória como categoria de análise, foram utilizados os referenciais de Halbwachs (2006), Bosi (2004), Candau (2011), Burke (2008) e Chartier (2009). No que tange à História Oral: Portelli (1997), Thompson (1992), Ferreira e Amado (1998) e Alberti (2005). Para as escritas de si, são referenciados Gomes (2004), Cunha (2007) e Perrot (2005). Sobre trajetórias docentes e discentes, Abrahão (2006), Bourdieu (1996) e Fischer (2005 e 2011). A partir da análise das narrativas e dos documentos escolares, pude verificar que as políticas educacionais de expansão das escolas primárias, no início da década de 1960, interferiram diretamente na trajetória docente das professoras recém formadas e na sua opção pelo exercício do magistério estadual.The present study, linked to the Philosophy and History of Education, of the Postgraduate Program in Educatio of Federal University of Pelotas, is the result of a historiographical research that focuses on analyzing aspects of the memory and trajectories of normalists as well as the beginning of their professional insertions as young primary teachers who graduated from two of the existing Teacher Training Courses in Pelotas: Primary Teacher Training Course of the São José College, a private Catholic institution, and the Primary Teachers Training Course of the Assis Brasil Normal School , a state public education institution - during the government of Leonel Brizola from 1959 to 1963, whose motto was "No child without school in Rio Grande do Sul. The research is justified by giving visibility to the history of the formation of primary teachers and their teaching practices between the 1950s and 1960s, contributing to research on teacher training institutions at the secondary level. It aims to investigate, through the narratives and trajectories, the student formation of the normal students from São José and Assis Brasil and their initial teaching practices, especially in primary schools in the interior of Rio Grande do Sul, where they build intense life experiences as women and teachers during the Leonel Brizola Government. The emergency contracts acquired both a role of teaching experience and a status of challenge to the normalists, who had to teach living away from their families, usually in the schools where they were teaching. For the understanding of memory as a category of analysis, the references of Halbwachs (2006), Bosi (2004), Candau (2011), Burke (2008) and Chartier (2009) were used. Regarding Oral History: Portelli (1997), Thompson (1992), Ferreira and Amado (1998) and Alberti (2005). For the writings of self, are referenced Gomes (2004), Cunha (2007) and Perrot (2005). On trajectories of teachers and students, Abrahão (2006), Bourdieu (1996) and Fischer (2005 and 2011). From the analysis of narratives and school documents, I could verify that the educational policies of expansion of primary schools, in the early 1960s, directly interfered in the teaching trajectory of the newly formed teachers and in their choice of teaching state.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrajetóriasDiscentes e docentesEscola normalMemóriasNarrativasTrajectoriesStudent and teacherSchool institutionsMemoirsNarrativesMemórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMaria Cristina dos Santos Louzada.pdf.txtMaria Cristina dos Santos Louzada.pdf.txtExtracted texttext/plain533916http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4402/6/Maria%20Cristina%20dos%20Santos%20Louzada.pdf.txte73388ababd8785b087e1d809be997a2MD56open accessTHUMBNAILMaria Cristina dos Santos Louzada.pdf.jpgMaria Cristina dos Santos Louzada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4402/7/Maria%20Cristina%20dos%20Santos%20Louzada.pdf.jpgde9f561ed7d478529cc6f5dabda28333MD57open accessORIGINALMaria Cristina dos Santos Louzada.pdfMaria Cristina dos Santos Louzada.pdfapplication/pdf10576635http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4402/1/Maria%20Cristina%20dos%20Santos%20Louzada.pdfe07604b7e789ae163543b3a00d86d41aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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